Filho de Bolsonaro trata do “futuro do E-sport” (games) com Secretário da Cultura

O filho mais novo do presidente Jair Bolsonaro, Renan Bolsonaro, se reuniu nesta segunda-feira (31) com o Secretário da Cultura do governo, o ator Maio Frias, para tratar sobre o “futuro do E-sport” no país.

A informação foi confirmada através de uma postagem feita pelo próprio Secretário em sua conta no Instagram, onde também publicou uma foto ao lado de Renan. “Reunião com @bolsonaro_jr sobre o futuro dos E-games”, legendou Mario.

Conhecido também como esporte eletrônico, ciberesporte ou esports, o e-sports é uma modalidade esportiva virtual que tem crescido no mundo inteiro e já movimenta um mercado bilionário, tendo o Brasil como um dos principais cenários no mundo.

Os participantes dessa modalidade são conhecidos como “gamers” e muitos considerados referências mundiais ganham salários tão vultuosos quanto atletas profissionais do mundo esportivo tradicional, na casa dos milhares e até milhões.

“Quando analisamos o futuro dos eSports fica claro o que está acontecendo em nossa sociedade: A era do entretenimento passivo acabou. As pessoas escolhem o que assistir, quando, onde, como (tudo de uma vez, várias vezes a mesma coisa ou de trás para frente) e o mesmo acontece com qualquer tipo de diversão, de ouvir músicas, a ler resumos de livros, de assistir séries, a acompanhar os torneios de eSports”, diz o site especializado CB Sports.

A rede esportiva ESPN também já destacou a importância do segmento para o país. “O cenário brasileiro está se aproximando cada vez mais dos esportes eletrônicos e se aproximando dos principais times e jogadores”, diz uma matéria.

“Coisas que geralmente vemos nos esportes tradicionais estão se tornando cada vez mais presentes nos esportes eletrônicos, como centros de treinamento, patrocinadores e uma multidão de seguidores nas redes sociais de times e jogadores”, ressalta o texto.

Se Renan Bolsonaro levar propostas visando a promoção do e-sports no Brasil a nível de governo, como através do incentivo publicitário, por exemplo, é possível que o segmento dê um grande salto. Resta saber quais ideias são essas e se elas, de fato, são voltadas para a população em geral ou se visam interesses apenas pessoais.