O presidente Jair Bolsonaro elogiou nesta quinta-feira (02) o Flamengo Futebol Clube pela transmissão da partida contra o Boavista pelo Campeonato Carioca na última quarta-feira (01).

A transmissão ao vivo contou com mais de 2 milhões de telespectadores pelo canal do time, o FlaTV, batendo um recorde de audiência em um feito inédito para o futebol do país.

Segundo Bolsonaro, o Flamengo teria arrecadado cerca de 10 milhões de reais com a transmissão, um valor muito superior ao pagamento oferecido por “certa” emissora de TV, segundo o presidente, de R$ 500 mil por partida.

Bolsonaro disse que a transmissão online do jogo pode significar um marco para o futebol brasileiro, visto que, com base na Medida Provisória assinada por ele na semana passada, chamada de “MP do Futebol”, esse modo de exibição permitirá que os valores arrecadados com cada partida também sejam distribuídos entre os jogadores.

Globo encerra contrato

Após o sucesso de audiência do jogo transmitido pelo Flamengo, a Rede Globo emitiu uma nota anunciando o encerramento do seu contrato de transmissão com 11 clubes e com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).

Na prática, isto significa o fim da transmissão do Campeonato Carioca pela Globo.

“No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e onze Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo”, diz o comunicado, segundo a Tribuna de Brasília.

“A Globo anunciou hoje que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. A emissora rescindiu o contrato que mantinha com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e com os Clubes, mas manterá os pagamentos desta temporada”, diz a nota.

Para Bolsonaro, a transmissão do Flamengo com base na MP assinada por esse significou o fim de um “monopólio” de transmissão das partidas de futebol no país. A expectativa agora é saber qual será a reação dos outros clubes.