Ícone do site Opinião Crítica – Comentário, notícias e comportamento

Projeto de privatização dos Correios deve chegar ao Congresso ainda hoje

Bolsonaro assina decreto que obriga postos a informar os impostos no combustível

Reprodução: Google

O ministro Fábio Farias, das Comunicações, deve levar nesta quarta-feira, dia 24, no final da tarde, o projeto de lei que abre caminho para a privatização dos Correios, uma das maiores estrelas do programa de desestatizações do governo.

A empresa é uma das maiores estatais do Brasil, com 95 mil funcionários e um passivo de 14 bilhões de reais. A medida acaba com o monopólio da estatal sobre os serviços postais e representa o primeiro passo para a privatização da empresa.

O projeto de lei deverá ser entregue para o presidente do Senado, Ricardo Pacheco (DEM-MG), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), durante uma cerimônia no Congresso. Ainda não está confirmada a presença de outras autoridades.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deu início aos estudos sobre a modelagem econômica da privatização dos Correios no ano passado. A previsão é que as análises se encerrem em outubro deste ano.

Depois disso, parte-se para a audiência pública e aprovação do TCU. O valor de mercado dos Correios será definido até outubro, depois de uma análise sobre o passivo e o ativo da empresa e conversas com o mercado. Será mantida a universalização do serviço, segundo o governo e o BNDES. Com: Exame.

Sair da versão mobile