O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, comentou nesta sexta-feira (10/09) a nota divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro na noite de ontem, alvo de elogios e críticas até entre os apoiadores. Segundo o militar, o chefe do Executivo demonstrou “grandeza moral”.

“O presidente tomou essa iniciativa, teve a grandeza moral de entender e colocou por escrito”, disse o general em conversa com jornalistas nesta sexta-feira, 10, em viagem à Amazônia. Segundo Mourão, Bolsonaro reconheceu o peso das suas palavras durante discursos nos atos de 7 de setembro.

“Ele [Bolsonaro] usou palavras fortes de que foi tomado pela emoção do momento, pelo calor da disputa, e fez o seu mea-culpa”, ressaltou o vice-presidente. Mourão ainda disse confiar que o Brasil seguirá em outro clima a partir de agora.

“Diálogo respeitoso. Cada um atuando na sua esfera de competência e, consequentemente, diminuindo a tensão no país e fazendo com que as pessoas retomem seu dia a dia normal e deixem de abrir os jornais esperando qual é a briga de hoje”, disse o vice-presidente.

“Tenho fé de que isso vá acontecer. Vamos prosseguir buscando os objetivos que o governo tem”, concluiu o general. Quem também comentou a nota do presidente Bolsonaro foi o caminhoneiro Zé Trovão, que possui um mandado de prisão expedido por Alexandre de Moraes.

Trovão revelou que participou, aparentemente por videoconferência, da reunião de caminhoneiros com o presidente na quinta-feira, e que o mesmo fez algumas promessas para a categoria. A declaração foi dada ao programa Pânico, da rede Jovem Pan, também nesta sexta. Assista: