Segundo fonte de uma empresa de jornalismo localizada em Brasília, uma mensagem do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), comparou o governo do presidente Jair Bolsonaro à ascensão de Adolf Hitler e a queda subsequente da República de Weimar.

“É preciso resistir à destruição da ordem democrática, para evitar o que ocorreu na República de Weimar, quando Hitler não hesitou em romper e nulificar a progressista, democrática e inovadora Constituição de Weimar”, teria escrito o ministro, segundo o jornalista Diego Escosteguy.

“O ‘ovo da serpente’ parecer estar prestes a eclodir no Brasil!”, completou Mello, ressaltando que a “intervenção militar, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e a odeiam a democracia, nada mais significa, na novilíngua bolsonarista, senão a instauração, no Brasil, de uma desprezível e abjeta ditadura militar!”.

Às informações foram publicadas com exclusividade pelo site Vortex, uma empresa de jornalismo com sede em Brasília. Segundo a mídia, a suposta mensagem de Celso de Mello teria sido enviada durante a madrugada desse domingo.

O jornalista Rodrigo Constantino comentou o vazamento do material ao compartilhar a informação replicada também pelo site O Antagonista:

“Sempre desconfio dessa fonte, mas se isso for verdade, é gravíssimo! Um ministro do STF, responsável por um inquérito contra o presidente, comparando-o a Hitler?! Repito: SE for verdade, é muito sério e preocupante ter um STF desses…”.