Após a revista Época publicar uma matéria sobre Heloísa Bolsonaro, em que o jornalista João Paulo Michael Saconi contratou um serviço de ‘coaching de autoconhecimento’ se fingindo de cliente, inclusive de homossexual, aparentemente para colher informações pessoais da família presidencial, o clima fechou na redação do Grupo Globo.

Segundo informações da Istoé publicadas nesta terça-feira (17), a cúpula da Época se desligou da revista, após o Grupo Globo publicar um pedido de desculpas pela matéria, reconhecendo que ela “foi um erro”. A nota de desculpa foi noticiada aqui pelo Opinião Crítica.

“A cúpula da redação da revista Época não faz mais parte do gerenciamento do veículo, de acordo com informações do ‘Portal dos Jornalistas’. Segundo a reportagem, ainda não houve a confirmação dos nomes envolvidos e se a decisão partiu do Grupo Globo ou dos próprios jornalistas, mas o motivo seria a nota em que o Grupo Globo se desculpou pela reportagem publicada na última edição da revista sobre Heloísa Bolsonaro, mulher do deputado federal Eduardo Bolsonaro”, informou a Istoé.

O afastamento (ou demissão) dos editores pode ter sido motivado pelo próprio Grupo Globo, após o deputado Eduardo Bolsonaro, esposo de Heloísa, anunciar que iria processar o repórter João Paulo Saconi, autor da reportagem polêmica, o editor Plínio Fraga e a diretora de redação Daniela Pinheiro.

De qualquer forma, o desfecho da situação é uma vitória antecipada para a família Bolsonaro, alvo de muitas críticas promovidas pelo Grupo Globo. Ao reconhecer o erro, a empresa confessa indiretamente a intenção maliciosa da reportagem da Época, dando razão aos membros do “clã Bolsonaro” em criticar duramente o ativismo no jornalismo da Globo.