O deputado Eduardo Bolsonaro publicou na manhã desta quinta-feira (19) uma nota oficial acerca da polêmica envolvendo a China. Ele foi acusado por opositores e parte da imprensa de criar um problema diplomático com o país asiático, após acusar o governo chinês de ser responsável pela disseminação do novo coronavírus no mundo.

“Jamais ofendi o povo chinês, tal interpretação é totalmente descabida. Esclareço que compartilhei postagem que critica a atuação do governo chinês na prevenção da pandemia, principalmente no compartilhamento de informações que teriam sido úteis na prevenção em escala mundial”, afirmou o deputado na nota.

“Estimular o debate é função do parlamentar brasileiro, tendo por isso a prerrogativa da imunidade parlamentar (art. 53, CF) como garantia constitucional, para que deputados possam exercer tal direito”, completa o texto.

Eduardo Bolsonaro também rebateu as críticas do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, afirmando que “mesmo vivendo numa democracia com ampla liberdade de imprensa e expressão”, não identificou “qualquer desconstrução” dos seus argumentos “por parte do embaixador chinês no Brasil”.

Na prática, portanto, Eduardo não se retratou (pediu desculpas) pelo que disse no dia anterior, mas apenas apontou a interpretação correta do seu comentário, mostrando que como deputado possui a liberdade de opinar e que suas críticas não foram dirigidas aos chineses em geral, mas sim ao governo do país.

Sobre o embaixador chinês, Eduardou ainda observou que “este apenas demonstrou irritação com meu post e direcionou erroneamente suas energias no compartilhamento de posts ofensivos à honra de minha família – este sim um fato grave e desproporcional”. Leia a íntegra do documento, abaixo:

Eduardo Bolsonaro emite nota sobre polemica com a China.