A polêmica nota emitida pelo presidente Jair Bolsonaro na noite de ontem, em que tratou do conflito entre os poderes Executivo e Judiciário, provocou diversas repercussões não apenas na oposição, como também entre os seus apoiadores. Figuras como o senador Marcos Rogério e o ministro Onyx Lorenzoni saíram em defesa do governo.

Para ambos, Bolsonaro fez um gesto de sacrifício no sentido de demonstrar mais uma vez que está disposto a buscar o diálogo com os demais poderes, e não a promover conflitos ou uma eventual ruptura. Na visão de Onyx, por exemplo, o presidente agiu como um verdadeiro “estadista”.

Marcos Rogério, por sua vez, afirmou que Bolsonaro fez “mais uma demonstração de sacrifício pessoal para que nossa República siga nos trilhos da constitucionalidade. Sigo acreditando em suas intenções e defendendo a sua gestão”, afirmou o senador em um vídeo gravado pouco após a publicação da nota.

O jornalista Rodrigo Constantino, que vem apoiando o presidente Bolsonaro desde o início do seu governo, criticou a nota. Ele fez uma comparação com o fato de alguém sacar uma arma e não ter a coragem para atirar.

“Meu pai sempre me disse sobre ter armas: filho, se sacar, tem que estar disposto a puxar o gatilho. Eu tenho uma pistola pois sei que puxaria o gatilho para proteger minha propriedade e minha família. Mostrar arma e não atirar, ou puxar um revólver sem bala, isso é mortal”, escreveu Constantino em sua rede social.

Já nesta sexta-feira (10/09), por outro lado, Constantino considerou a possibilidade de ter se precipitado em sua análise, mas deixando aberta a possibilidade de estar certo. Ele também frisou que o fato de ter criticado a nota do presidente comprova, mais uma vez, que possui independência jornalística.

“Se eu fui precipitado e injusto – e torço muito por isso – volto atrás e assumo o erro. Sigo desconfiado de acordo com esse sistema, mas não sou revolucionário e sim conservador. Se houver recuo do lado de lá o Brasil ganha. E meu compromisso é e sempre foi com o povo brasileiro”, pontuou. Assista abaixo o vídeo de Onyx e Marcos Rogério: