O cenário político no Brasil é de preocupação, e como se isso não bastasse, o sistema judiciário parece que também se tornou uma zona de instabilidade, aumentando ainda mais o clima tenso no país. Entre os motivos relacionados a isso está a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Para aliados do presidente Jair Bolsonaro, como o deputado federal Otoni de Paula, os ministros do STF estão encabeçando um movimento de natureza política que visa “derrubar” o governo antes de 2022, uma vez que não haveriam, até o momento, nomes fortes o bastante para vencê-lo nas urnas.

“Patriotas, quando a ministra Carmem Lucia dá 5 dias para o Presidente da Câmara dizer as razões que não abre o processo de impeachment do PR Jair Bolsonaro, vai se desenhado com mais clareza o que venho denunciando a tempos – eles vão tentar vencer Bolsonaro no tapetão”, disse o parlamentar em sua rede social.

De Paula se refere à decisão proferida por Carmen Lúcia esta semana, ao determinar que o presidente da Câmara, Arthur Lira, explique no prazo de 5 dias o motivo pelo qual os pedidos de impeachment contra Bolsonaro que já foram protocolados na Casa ainda não foram analisados.

Para o deputado, a oposição está ciente de que “não é possível” vencer Bolsonaro nas urnas, e por isso estaria apelando para o ativismo judicial, então, contando – supostamente – com a ajuda dos ministros do STF.

“Entenda, com o descrédito da mídia e dos institutos de pesquisas, a população está menos suscetível a manipulação. As redes sociais, principalmente os compartilhamentos via mensagens de celular libertaram nosso povo, a verdade e o conhecimento está a disposição de todos, não será possível conter a onda novamente”, diz Otoni.

Diante disso, o parlamentar faz uma grave acusação: “O sistema, liderado pelo STF, vai tentar derrubar Bolsonaro dando um ar de legalidade ao golpe. O medo deles é nossa disposição de fazer uma guerra civil se alguém tocar em Bolsonaro e não precisaremos dos melancias pra isso.”

O fato de um deputado federal vir a público fazer esta afirmação é de grande preocupação, não porque esteja certo ou errado, mas porque isso revela o quanto o cenário político e judicial brasileiro está desgastado, algo que sem dúvida tem a ver, também, com decisões polêmicas que os ministros do STF vêm tomando desde que o atual governo assumiu o poder.

Deputado: “Bolsonaro entendeu o que está acontecendo e está se preparando pra guerra”