O governador de São Paulo, João Doria, avisou durante uma coletiva na tarde desta quinta-feira (09) que a população do seu estado poderá ser monitorada através do celular. A medida, segundo o tucano, visa estabelecer um controle ainda maior sobre a quarentena no território paulista.

“Com informações geradas a partir dos dados dos aparelhos, portanto, 100% dos usuários dessas companhias, poderemos identificar os locais onde essas pessoas estarão e onde existe concentração, para analisar também o percentual de isolamento e ações de orientação e advertência”, avisou o governador.

“Ontem, por exemplo, nós tivemos 49% de isolamento”, disse ele, destacando que essa quantidade é “muito abaixo do necessário, que é 70%. Chegamos a 59% nessa semana, no domingo, mas temos o objetivo de alcançar 70%, essa é a orientação da ciência para limitar os efeitos da pandemia”, completou.

A política de isolamento do governo paulista tem sido alvo de críticas nos últimos dias, pelo fato de alguns considerarem exageradas. Doria tem sido a figura de maior destaque no país no sentido de confrontar diretamente o presidente Jair Bolsonaro, que defende maior abertura do isolamento, a chamada quarentena vertical.