Acaba de ser publicada a exoneração oficial do diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Leite Valeixo. O documento foi assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e também pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

Segundo informações do G1, a saída de Valeixo se deu por um pedido feito por ele mesmo, o que contraria informações que circulam pela internet de que a decisão seria fruto de uma iniciativa do presidente.

O decreto com a exoneração de Valeixo está publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24). O documento foi assinado pelo presidente da República e também por Sérgio Moro.

Rumores de que o ministro Sérgio Moro pediria a demissão do seu cargo correram a internet e em grande parte da imprensa na quinta-feira (23). A informação, contudo, se tratou de uma “fake news” amplamente divulgada por veículos de grande porte.

O próprio Ministério da Justiça, em nome do ministro Moro, negou que ele teria pedido de missão. Em entrevista coletiva, o ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, também confirmou que Moro segue no cargo.

Até o momento nem Moro, nem Bolsonaro se pronunciaram abertamente sobre a saída de Valeixo. Em sua última live através do Facebook, o presidente não tocou no assunto, provavelmente buscando evitar alimentar especulações sobre a questão.

A expectativa é que ainda nesta sexta-feira o ministro da Justiça faça um pronunciamento oficial acerca do caso, apresentando um nome para substituir o agora ex-diretor, Maurício Valeixo, ou apenas anunciando a sua saída e a avaliação dos possíveis substitutos.

Exoneração do diretor-geral da Polícia Federal.