O novo ministro da Justiça, André Mendonça, tomou posse oficialmente do cargo em uma solenidade realizada em Brasília nesta quarta-feira (29), após ser anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro como o escolhido para ocupar o lugar do ex-ministro Sérgio Moro.

Na cerimônia, Mendonça, que além de doutorado em direito também fez mestrado sobre o combate à corrupção em uma universidade da Espanha, firmou compromisso com a causa e elogiou o presidente da República.

“Eu queria assumir alguns compromissos com a nação brasileira. Em primeiro lugar, compromisso com o estado de direito e seus valores (…) Esse compromisso vem reforçado pela ética, pela integridade, por efetivamente ministrar a Justiça e ser agente de segurança da nação brasileira”, afirmou Mendonça.

“Na prática com uma atuação técnica, imparcial e sempre disposta a prestar contas. Segundo compromisso de combate à criminalidade (…) Presidente, vossa excelência tem sido há 30 anos um profeta no combate à criminalidade”, destacou.

“E hoje esse ministro da Justiça assume o compromisso de lutar pelos ideais de uma vida que o senhor tem combatido (…) Lutarei com todos os meus esforços no combate ao crime organizado”, concluiu.

Mendonça atuava como advogado-geral da União, mas agora assume a responsabilidade deixada pelo ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, que renunciou o cargo alegando suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro nas decisões da Polícia Federal.