Celso Daniel

Lula é citado como um dos mandantes do assassinato do prefeito Celso Daniel

Marcos Valério disse que Ronan Maria Pinto “iria apontar Lula como mandante da morte de Celso Daniel”.

25/10/2019 08h40Atualizado há 3 semanas
Por: Will R. Filho
Marcos Valério disse que Ronan Maria Pinto “iria apontar Lula como mandante da morte de Celso Daniel”. Reprodução: Google
Marcos Valério disse que Ronan Maria Pinto “iria apontar Lula como mandante da morte de Celso Daniel”. Reprodução: Google

Uma nova bomba parece cair no colo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e dessa vez não por denúncia de corrupção e sim por ordem de assassinato. Marcos Valério disse que Ronan Maria Pinto “iria apontar Lula como mandante da morte de Celso Daniel”.

Em depoimento ao MP de São Paulo, obtido pela Veja, Marcos Valério contou que o Professor Luizinho “lhe confidenciou que Celso Daniel topou pagar com recursos da prefeitura a caravana de Lula pelo país, antes da eleição presidencial de 2002, mas não teria concordado em entregar a administração à ação de quadrilhas e àqueles que visavam ao enriquecimento pessoal”.

Ele disse também que, depois de pagar a chantagem de Ronan Maria Pinto, conversou sobre o assunto com o próprio Lula, segundo a reportagem publicada nesta sexta-feira (25).

“O promotor Roberto Wider quis saber de Valério se ele conversou com Lula sobre esse episódio. O empresário disse que sim. ‘Eu virei para o presidente e falei assim: Resolvi, presidente. Ele falou assim: Ótimo, graças a Deus’.

A denúncia diz ainda que Valério contou ao promotor que Ronan Maria Pinto, quando exigiu dinheiro para ficar calado, declarou que não ia ‘pagar o pato’ sozinho e que iria citar o presidente Lula como ‘mandante da morte’ do prefeito de Santo André. Nas palavras de Valério, Ronan ia ‘apontá-lo como cabeça da morte de Celso Daniel’”.

"No depoimento ao MP, também gravado em vídeo, Valério repetiu uma história que contou em 2018 ao então juiz Sergio Moro, envolvendo na trama praticamente todo o alto-comando petista — só que agora com mais detalhes e com Lula como personagem fundamental", informa o jornal.

Até hoje o caso Celso Daniel não foi plenamente solucionado, e a suspeita de assassinato por questões políticas foi uma das vias investigativas do Ministério Público. Ao trazer novas informações, Marcos Valério ressuscita o caso, mas agora colocando no olho do furacão a principal liderança do Partido dos Trabalhadores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas