O indicado pelo presidente Bolsonaro para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR), o subprocurador Augusto Aras, já está formando a sua equipe de trabalho, antes mesmo de ter o seu nome confirmado após a tradicional sabatina no Senado Federal.

Entre os cotados para a equipe de Aras está o procurador Ailton Benedito, chefe da Procuradoria da República em Goiás, segundo O Globo. A escolha foi comemorada pelos apoiadores do governo, visto que Benedito é um crítico ferrenho da esquerda política no país, o qual faz questão de demonstrar abertamente suas posições.

Aílton Benedito também é alinhado com pautas conservadoras. Ele é conhecido por atuar, por exemplo, contra supostos abusos do Conselho Federal de Psicologia (veja aqui), assim como da suposta perseguição do Facebook e Twitter às mídias conservadoras (veja aqui).

Ailton Benedito também foi indicado pelo governo Bolsonaro para integrar a Comissão de Mortos e Desaparecidos, mas teve o seu nome vetado pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal, exatamente por ser visto como um procurador com posições de “extrema-direita”, algo negado pelo mesmo.

 Outro convidado por Augusto Aras para sua equipe é subprocurador aposentado Eitel Santiago de Brito Pereira, que deverá ser o secretário-geral da PGR. Segundo o indicado para a PGR, a escolha por Eitel foi porque no ano passado ele “se candidatou a deputado federal pela Paraíba e como tal apoiou o candidato Bolsonaro e fez um dos discursos mais inflamados contra o atentado que sofreu o presidente.”, disse à Folha.

Em sua conta no Facebook, Eitel confirmou o convite e pediu que Deus abençoasse a sua decisão: