Amazônia

Brasil despreza ameaça de Macron: "Não há discussão sobre a soberania do país"

"Sobre a Amazônia brasileira falam o Brasil e as suas Forças Armadas", diz porta-voz do Governo

27/08/2019 09h42
Por: Opinião Crítica
Fonte: O Globo / Comentário: Will R. Filho

O governo brasileiro reagiu às declarações do presidente francês, Emmanuel Macron , sobre a internacionalização jurídica da Amazônia e, por meio do porta-voz Otávio Rêgo Barros, disse que a soberania do país não está em discussão.

Ele afirmou que sobre a floresta localizada no território nacional falam apenas o Brasil, suas Forças Armadas e sua sociedade. "Não há discussão sobre a soberania do país. Outra pergunta", respondeu, de forma ríspida, Rêgo Barros, ao ser questionado sobre a fala de Macron.

A resposta à imprensa foi dada na saída do Ministério da Defesa, onde Bolsonaro se reuniu com ministros  para discutir a crise envolvendo a Amazônia Legal. O presidente deixou o local sem falar com os repórteres.

Em outro momento, o porta-voz foi indagado se o governo brasileiro não via como uma afronta a declaração do presidente francês, que, mais cedo, disse que o debate sobre internacionalização da Amazônia está "em aberto".

"Sobre a Amazônia brasileira falam o Brasil, as suas Forças Armadas e, mais do que o Brasil e suas Forças Armadas, a sua sociedade, que são suas forças armadas não fardadas", disse Rêgo Barros. (O Globo).

Comentário:

A resposta do governo brasileiro veio de forma oportuna e imediata, e não só isso. O tom de voz de Otávio Rêgo Barros também foi adequado para a gravidade do assunto. Não se tratou de rispidez, como diz O Globo, mas da seriedade exigida ao tratar um tema que envolve a soberania do Brasil diante do mundo.

Espera-se que Emmanuel Macron se ponha em seu devido lugar e não faça novas insinuações contra a soberania do Brasil, até porque o seu discurso é isolado, de modo que até a sua pessoa aparenta fragilidade, parecendo muito mais querer chamar atenção diante das potências mundiais, do que se portar como um verdadeiro líder.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas