Psicologia

DENÚNCIA: "Quem comanda o Conselho de Psicologia é o PT", diz psicóloga

Psicóloga denuncia o aparelhamento ideológico nos Conselhos de Psicologia do Brasil

26/08/2019 12h41Atualizado há 3 meses
Por: Will R. Filho

Até amanhã, dia 27, milhares de psicólogos de todo o Brasil deverão votar para eleger novos gestores para o Sistema Conselho de Psicologia, grupo que engloba às unidades dos conselhos regionais e a Federal, responsáveis pela fiscalização, regulamentação e orientação da profissão dos psicólogos no país.

Diante desse fato, uma denúncia de extrema gravidade veio à tona esta semana. Se trata da revelação feita pela psicóloga Rosângela Justino, integrante da chapa número 24, do Movimento Psicólogos em Ação, que concorre nas eleições desse ano, de que "quem comanda o Conselho de Psicologia é o PT, e não os psicólogos".

"A coordenadora do Conselho de Psicologia, junto com uma equipe de mais de dez pessoas (...), com salários de dezessete mil a sete mil reais, elas [são] do PT", disse Rosângela durante uma entrevista para a TV Gêneses. "Não é psicólogo que coordena o Conselho de Psicologia. Eu fiz uma busca na internet... uma pessoa filiada ao PT é que (sic) dirige o Conselho Federal de Psicologia".

Em outras palavras, o que a psicóloga Rosângela Justino denuncia é que há um ativismo mascarado nas instituições públicas, como o Conselho Federal de Psicologia (CFP), que implicitamente influencia todas as decisões desses órgãos. Assim, não é necessário que exatamente o presidente do CFP tenha, de fato, uma filiação partidária, visto que essa forma de ativismo político-ideológico é velada, exercida possivelmente por todos que integram a gestão. 

Veja também: Psicólogos pedem união em votação contra o ativismo nos Conselho de Psicologia 

Ao citar a coordenadora filiada ao PT, Justino dá apenas um exemplo de influencia dentro do CFP, que por consequência acaba sendo exercida sobre toda à entidade. "Existe um grupo de psicólogos que são conselheiros, eleitos, mas quem coordena, quem tá no dia-a-dia, no Conselho de Psicologia, coordenando todas as atividades, é a equipe do PT", disse a psicóloga. Assista abaixo:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas