O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, anunciou esta semana a criação de uma Secretaria voltada para a defesa dos animais. Na sequência das publicações feitas por ele em suas redes sociais, o chefe de Estado brasileiro também publicou uma foto com o apresentador de TV e biólogo Richard Rasmussen, conhecido por sua atuação em programas de aventura envolvendo os animais.

“Em agosto criaremos a Secretaria dos Animais para atender a esses que nos são tão caros. Conversei com o Min da Defesa sobre o uso das dependências das FFAA para o início desse atendimento. Todos os poucos cargos virão de outras secretarias, sem qualquer nova despesa à União”, afirmou Bolsonaro.

O anúncio acima foi feito no dia 29 de julho. Já em 31 de julho, Bolsonaro publicou uma foto com Richard Rasmussen, que apesar de ser famoso como biólogo, também possui formação em economia, inclusive com um mestrado na área. A biologia só entrou na vida do apresentador anos após ele atuar no mercado financeiro.

Esse conjunto de fatos e sequência de publicações do presidente Bolsonaro sugerem que Richard Rasmussen poderá integrar de alguma forma a nova secretaria do Governo Federal, ainda que como um consultor ou membro efetivo, de fato. 

Se a possibilidade for confirmada, o nome de Rasmussen pode ser um grande acerto, visto que o mesmo além de possuir conhecimento e experiência na área biológica, sendo também um defensor da vida animal, também possui conhecimento de gestão financeira, o que certamente ajudaria a nova Secretaria.

Outra vantagem para o Governo seria a popularidade de Richard Rasmussen como apresentador de TV, visto que o mesmo já possui milhares de seguidores e fãs espalhados dentro e fora do Brasil, o que ajudaria muito para a imagem do governo Bolsonaro no tocante à defesa dos animais.