Psicologia

Psicólogos criam chapa para combater o ativismo político no Conselho Federal

Os psicólogos querem resgatar a psicologia "apartidária" e "ética", contra a militância que existe atualmente nos conselhos da categoria

19/07/2019 11h46Atualizado há 1 mês
Por: Will R. Filho

Eles fazem parte do "Movimento Psicólogos em Ação" (MPA), um grupo de profissionais espalhados por várias regiões do Brasil que se uniram contra o aparelhamento ideológico na psicologia. São psicólogos que afirmam querer resgatar a psicologia do ativismo político, tornando ela "apartidária" e "ética", como deve ser a ciência.

"O #MPA é um movimento que preza pelo Código de Ética da Psicologia, por isso entende que os psicólogos devem cumpri-lo com integridade. Ser apartidário não é ser apolítico, pois o #MPA tem propostas para valorizar a profissão no cenário nacional para TODOS os psicólogos, mas para isso é preciso desaparelhar o sistema com a máxima urgência", diz a descrição do grupo em seu canal no Youtube.

A psicóloga Rosângela Justino, uma das líderes do MPA, gravou um vídeo falando sobre a criação da chapa do movimento para concorrer a gestão do Conselho Federal de Psicologia (CFP). A eleição será entre os dias 23 e 27 de agosto. Os psicólogos com CRP ativo deverão se inscrever no site do CFP (aqui) para votar online.

"Nós temos observado que o Conselho de Psicologia vem induzindo pessoas a convicções políticas, e isso é contra o Código de Ética profissional", disse ela. "O nosso presidente, do Conselho de Psicologia, foi apoiar o [Nicolás] Maduro... foi lá na Venezuela apoiar o governo ditador" (veja aqui).

Justino também denunciou a militância LGBT dentro dos conselhos de psicologia, a qual tem promovido a ideologia de gênero e rejeitado a existência de pessoas ex-homossexuais/transexuais, bem como a possibilidade de mudança de orientação sexual.

O número da chapa do Movimento Psicólogos em Ação é 24, para o Conselho Federal, além de 13 no Rio de Janeiro e 14 para o Distrito Federal, ambos regionais. Abaixo, segue alguns informativos sobre o movimento e parte dos integrantes que compõem a chapa nesse ano. A página do MPA também pode ser acessada aqui.

Movimento Psicólogos em Ação

Propostas do Movimento Psicólogos em Ação

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas