Deputados e senadores do PT ingressaram no Supremo Tribunal Federal (STF) com notícia-crime pedindo investigação sobre atos dos procuradores Deltan Dallagnol e Roberson Pozzobon, da força-Tarefa da Lava Jato.

Na ação, os parlamentares pedem abertura de processo criminal contra os procuradores, com base em mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil, supostamente atribuídas aos integrantes da Lava Jato.

Segundo o Intercept em parceria com o jornal Folha de S. Paulo, as mensagens sugerem que Dallagnol e Pozzobon discutiam estratégias para fazer eventos e palestras como forma de lucrar com fama gerada pela operação.

Chama atenção que, com base nessa denúncia, amplamente contestada por falta de contundência em seu conteúdo, assim como pela falta de autenticação pericial das mensagens, a Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público já instaurou processo disciplinar contra os dois procuradores da Lava Jato.

As duas bancadas protocolaram também duas outras petições: Na primeira, pedem ao Conselho Nacional de Justiça, que abra  investigação sobre uso de recursos da 13º Vara Federal para financiamento de um vídeo promocional sobre medidas anticorrupção.

Na segunda, no mesmo Conselho Nacional do Ministério Público, cobram a adoção de medidas administrativas e legais a fim de identificar os financiadores do filme “A Lei é para Todos”, incluindo investigação sobre o uso de recursos da 13º Vara Federal de Curitiba para a realização da película.

Intercept: uma novela mexicana

A sequência de mensagens divulgadas pelo site Intercept Brasil não trouxeram, até então, absolutamente nada de contundente contra os integrantes da Lava Jato, mas pelo contrário, algumas acabaram reforçando a conduta rígida dos agentes contra o crime organizado.

Sobre Deltan Dallagnol e seu suposto interesse de “lucrar” com a visibilidade obtida através da operação, aqui mesmo no Opinião Crítica foi publicado um artigo explicando como, mais uma vez, o site anti-Lava Jato e aliados fracassaram na tentativa de escandalizar a operação. Para saber, leia: Factoides do Intercept contra Dallagnol são piores do que novela mexicana