Benefícios da argila

O uso da argila para o tratamento de pele vem de civilizações antigas

Algumas práticas de cuidados estéticos foram apenas aperfeiçoadas e estão longe de ser uma novidade dos tempos modernos

Beleza e Estilo de Vida

Beleza e Estilo de Vida Dicas sobre o mudo da moda e estilo de vida. Por: Mary Fonseca - Esteticista, maquiadora, designer de sobrancelhas, dermopigmentadora e cabeleireira profissional. Também estudou administração. É casada e mãe de dois filhos. Contato profissional: 15 991412430

09/07/2019 16h59Atualizado há 2 semanas
Por: Mary Fonseca
Algumas práticas de cuidados estéticos foram apenas aperfeiçoadas e estão longe de ser uma novidade dos tempos modernos
Algumas práticas de cuidados estéticos foram apenas aperfeiçoadas e estão longe de ser uma novidade dos tempos modernos

Sabemos que a natureza é rica em propriedades medicinais, e tem surtido bastante efeito também no mundo da estética. A utilização da argila em tratamentos estéticos e na composição de alguns cosméticos, também tem sido bastante explorada, trazendo muitos benefícios. 

A utilização de argila, em máscaras, banhos, cataplasmas, vem das antigas civilizações, na sua composição química e geológica, produzindo energia para manter suas qualidades terapêuticas, composto por partículas de Silicato de alumínio, Silício, Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Potássio, Níquel, Manganês, Lítio, Sódio e Ferro. 

Sua principal função é de desintoxicação e tonificação do organismo, limpeza, antisséptico, purificador, refrescante, cicatrizante, alivia dores e tensões, calmantes da pele acneica, regenerativo nas peles maduras e envelhecidas.

Antes de aplicar uma máscara, sempre faço uma higienização na pele para facilitar a atuação dos ativos. Não é necessário fazer uma esfoliação prévia, pois a argila vai funcionar também como esfoliante. Salvo indicação em contrário, evite aplicar a máscara na área do contorno dos olhos.

A partir de algumas misturas básicas, pode-se criar um programa de tratamentos personalizados, combinando os benefícios de máscaras diferentes. Providas de tipos e cores, é maravilhosa em qualquer tratamento estético:

Argila Verde, sempre uso em peles acneicas, melhora a circulação sanguínea periférica, atenua manchas, combate cravos (comedões) e acne, controla a oleosidade da pele e é desintoxicante facial, capilar e corporal, indicada para peles oleosas.

Argila Rosa, é muito suave, sua mistura de vermelha com a branca, utilizamos para peles muito sensíveis e desidratadas, revitaliza, hidrata e elimina toxinas, diminui a flacidez, a celulite (Feg), combate o envelhecimento cutâneo, sua pele fica hidratada por uma semana. 

Argila Preta, muito rara, excelente rejuvenescedor, melhora a circulação sanguínea periférica, ameniza manchas e renovação celular, conhecida como lama negra.

Argila Marrom ativa a circulação, equilibra e revitaliza e equilibra a pele, tonifica e é eficaz nutre o tecido contra a oleosidade, adstringente, hidratante e purificador, também muito rara.

Armazenamento

As argilas devem ser guardadas em potes de vidros, madeira, louça, esmaltados ou aço, bem tampados e longe da luz, bem armazenada a argila seja de qualquer cor, dura por muito tempo.

As argilas compradas pelos profissionais de estética, devem conter o carimbo e identificação em distribuidoras de cosméticos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas