Manifestações

Ministro do STF vira boneco em manifestação de apoio à Lava Jato e ao governo Bolsonaro

Manifestantes criticam o ministro Gilmar Mendes com boneco inflável em manifestação de apoio à Lava Jato

30/06/2019 12h19
Por: Will R. Filho
Manifestantes criticam o ministro Gilmar Mendes com boneco inflável em manifestação de apoio à Lava Jato
Manifestantes criticam o ministro Gilmar Mendes com boneco inflável em manifestação de apoio à Lava Jato

Como já era esperado, o Supremo Tribunal Federal virou alvo de críticas na manifestação que ocorre este domingo (30) em várias cidades do país. O ministro Gilmar Mendes, especificamente, foi representado através de um boneco inflável, seguindo o modelo de outros que já foram satirizados em atos passados, como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Em Brasília, a manifestação começa a reunir uma multidão de pessoas, apesar de alguns manifestantes reclamarem de que o evento não foi bem divulgado dessa vez. Conforme o previsto aqui mesmo no Opinião Crítica, o tom das manifestações desse dia 30 é o apoio à Lava Jato e ao ministro Sérgio Moro.

O boneco utilizado na manifestação desse domingo faz alusão ao ministro Gilmar Mendes, onde aparece supostamente protegendo o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente Lula, ambos condenados por corrupção.

"O cemitério está cheio desses falsos heróis"

Gilmar Mendes virou alvo das críticas por sua postura claramente agressiva contra a operação Lava Jato, inclusive com declarações polêmicas, como a que o ministro diz que "o cemitério está cheio desses falsos heróis", ao comentar sobre a forma como a população trata o ex-juiz Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato.

Gilmar Mendes também votou favorável à libertação imediata do ex-presidente Lula esta semana, durante um novo julgamento de habeas corpus impetrado pela defesa do petista. Além disso, o ministro do STF é mais um dos que defende a aprovação da lei que inclui o "abuso de autoridade" como passível de punição.

Por todos esses fatos, não é surpresa que Gilmar Mendes tenha se tornado alvo de crítica nas manifestações, sendo representado como um boneco protetor de corruptos. Com isso a população ressalta que não tolera mais julgamentos parciais e/ou brandos para com os acusados de corrupção.

Finalmente, o Brasil mais uma vez manda um recado para o Congresso Nacional, mas também para os ministros do Supremo Tribunal Federal. É bom que eles ouçam.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas