Vamos falar um pouco do tão temido açúcar? Isso mesmo. Sabemos que tudo em excesso faz mal, posso até falar de modo geral, mas quando se trata de saúde, aí a coisa complica! 

Açúcar é algo ruim? Posso dizer que não. Mas quando usado de forma inadequada, pode trazer vários danos ao nosso organismo, inclusive estéticos. Quero abordar com vocês apenas um desses danos, que são os efeitos que podem causar na nossa pele.

Segundo o endocrinologista Robert Lusting, em entrevista a uma revista do New York Times, ele afirma que além do cigarro e o álcool, o açúcar também causa dependência, enquanto que o sal e gordura causam hábito, mas não dependência.

Se formos fazer uma lista dos malefícios, ela não seria tão pequena, mas se tratando de aspectos estéticos, o açúcar faz mal para a pele, pois ele causa envelhecimento precoce. 

“O consumo do açúcar faz mal não só ao corpo, mas também é prejudicial à pele. É a chamada gligação, que causa um endurecimento e degradação dos tecidos de suporte da pele e danos nas fibras dérmicas. A derme perde progressivamente a sua elasticidade e tonicidade, favorecendo o aparecimento de rugas na superfície”, explica o dermatologista Júlio César Nogueira.

Nossa pele precisa de uma atenção maior, pois é através dela que também percebemos como está indo nosso organismo. Tudo acontece, na maioria das vezes, de dentro pra fora, e nossa alimentação revela muito a respeito dos nossos hábitos.

A famosa frase “você é aquilo que você come” nunca fez tanto sentido no mundo da estética. A intenção aqui não é fazer terrorismo, mas apenas conscientizar que tudo precisa estar em harmonia e em equilíbrio, num mundo cheio de exageros doces, e só o fato de você mudar seus hábitos dosando de forma correta sua alimentação, vai fazer toda diferença e sua pele agradece.