Bizarro

Vexame: Globo aponta duas causas de morte diferentes da mesma pessoa, Covid-19 e AVC

A emissora exibiu duas reportagens diferentes sobre a morte de um homem de 60 anos.

23/04/2020 12h23
Por: Will R. Filho
Repórter Sabina Simonato noticia caso de idoso no Jornal Hoje Foto: Reprodução/TV Globo
Repórter Sabina Simonato noticia caso de idoso no Jornal Hoje Foto: Reprodução/TV Globo

Há semanas a Rede Globo de Televisão vem sendo criticada pela população, especialmente pelos apoiadores do governo Bolsonaro, pela forma como a emissora vem abordando a pandemia do novo coronavírus.

Na última terça-feira (21), mais um fato serviu para reforçar essas críticas, após a Globo apontar duas causas de morte diferentes para a mesma pessoa.

A emissora exibiu duas reportagens diferentes sobre a morte de um homem de 60 anos. O problema, no entanto, é que em uma delas a causa do falecimento foi apontada como um derrame vascular cerebral (AVC), enquanto na outra foi por Covid-19.

A primeira versão foi exibida no Jornal Hoje, quando a repórter Sabina Simonato narrou a história de Severino, que “teve um AVC e estava há dias no Hospital Municipal de Campo Limpo esperando por um leito de UTI”, mas acabou morrendo antes de ser transferido, informou o site Pleno News.

No mesmo dia, porém, no Jornal da Globo, a morte do homem foi noticiada pela jornalista Patrícia Falkowski, onde foi dito que a Covid-19 seria a causa do falecimento do cidadão.

A própria rede Globo tratou de esclarecer o erro de informações. “Alexandre, filho do senhor Severino, informou que o exame para Covid-19 foi feito logo que o pai foi internado por causa do AVC. Essa declaração inclusive foi ao ar nos jornais locais”, disse a emissora em nota.

Ainda segundo a empresa, o Jornal da Globo teria cometido “uma imprecisão” por supostamente confundir a suspeita de contaminação com a Covid-19 com a verdadeira causa de morte, que foi o AVC.