Coronavírus

"O coronavírus vai matar menos pessoas do que o H1N1 matou", diz Osmar Terra

“A economia vai quebrar. A recessão vai ser muito pior que essa epidemia", afirmou o ex-ministro.

20/03/2020 20h02
Por: Will R. Filho
Reprodução: Google
Reprodução: Google

O ex-ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, que também é médico e atuou durante a pandemia do vírus H1N1 no passado, usou a tribuna da Câmara dos Deputados para fazer um alerta sobre o que considera "alarde" desnecessário acerca do novo coronavírus.

 “As pessoas têm medo de sair na rua, de comprar, estão sendo aconselhadas a ficar em casa e eu quero dizer que isso não vai interferir na evolução da epidemia. Suspender aula não muda a evolução da epidemia”, afirmou o ex-ministro, contrariando as recomendações atuais do Ministério da Saúde.

“Tenho trabalhos publicados em todas as pandemias que ocorreram, principalmente nas últimas e sobre suspensão de aulas, não adianta nada. Isso é mais para o gestor dizer que está fazendo alguma coisa, do que para ajudar a população”, acrescentou Terra.

“O H1N1 só no ano passado matou 750 pessoas aqui no Brasil. Duas por dia e ninguém falou nada. Não saiu uma notícia no jornal. Não se fez transmissão 24h para assustar a população”, completou. 

O que Terra ainda não havia observado, no entanto, é que enquanto o H1N1 matou 750 pessoas no Brasil durante todo o ano de 2019, o Covid-19 matou 627 apenas em 24 horas na Itália, da quinta-feira para a esta sexta, 20. Mas sobre o país europeu, ele comentou:

“O risco da Itália é apenas em uma região, a Lombardia, onde se somou a epidemia de H1N1 com a epidemia de coronavírus e onde tem uma população idosa maior que a do Japão”. O deputado então conclui que devido ao excesso de preocupação com o Covid-19, é possível que o Brasil entre em uma crise econômica que será muito mais prejudicial para a população.

“A economia vai quebrar. A recessão vai ser muito pior que essa epidemia. Vai causar muito mais dano à população que essa epidemia. Em 12 semanas terminou tudo, mas a recessão vai durar de 5 a 6 anos ainda e muita gente vai empobrecer, ficar na miséria, por conta do alarde e do pânico que está se instalando na população”, afirmou Terra. Assista:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Bloco responsivo Opinião Critica - 300x250- posição 03
Mais lidas