O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, declarou hoje (11) que a organização elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia.

A mudança de classificação é uma referência à disseminação geográfica rápida que o Covid-19 tem apresentado. “A OMS tem tratado da disseminação [do Covid-19] em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação e, também, de falta de ação [dos governos]”, afirmou Adhanom no painel que trata das atualizações diárias sobre a doença.

O Ministério da Saúde iniciou hoje às 14h o início da divulgação do boletim diário de atualização sobre o coronavírus. Segundo fontes internas, já existe o comentário entre alguns deputados de que os trabalhos no Congresso Nacional possam ser interrompidos.

A hipótese foi levantada na manhã desta quarta-feira (11), durante sessão da Comissão Externa de Ações Preventivas ao Coronavírus. Em diversos países onde o nível de contaminação do vírus é maior, como na Itália, eventos já foram suspensos, além de aulas em escolas e universidades.

Assista a coletiva ao vivo abaixo: