A economia global deve crescer apenas 2,4% este ano, a menor desde 2009 e abaixo da previsão de 2,9% em novembro, informou a OCDE em uma atualização de suas perspectivas.

O fórum político de Paris projetou que a economia global poderia se recuperar para um crescimento de 3,3% em 2021, assumindo que a epidemia atingiu o pico na China no primeiro trimestre deste ano e outros surtos se mostraram leves e contidos.

No entanto, se o vírus se espalhar pela Ásia, Europa e América do Norte, o crescimento global poderá cair para 1,5% este ano, alertou a OCDE.

“A principal mensagem desse cenário negativo é que ele colocaria muitos países em recessão, e é por isso que estamos pedindo medidas a serem tomadas nas áreas afetadas o mais rápido possível”, disse à Reuters o economista-chefe da OCDE, Laurence Boone.

Ela disse que os governos precisam apoiar os sistemas de saúde com remuneração extra ou isenção de impostos para trabalhadores que realizam horas extras e esquemas de trabalho de curto prazo para empresas que enfrentam uma queda na demanda.

Os governos podem dar às empresas mais alívio financeiro cortando encargos sociais, suspendendo impostos sobre o valor agregado e fornecendo empréstimos de emergência para setores particularmente difíceis, como viagens, disse Boone.

Em um aceno a alguns países europeus como a Alemanha fiscalmente conservadora, ela disse que os governos não devem se preocupar com limites de gastos, ao mesmo tempo em que programas como o seguro-desemprego fazem o trabalho de amenizar o golpe da crise.

Enquanto isso, os bancos centrais poderiam fornecer sinais reconfortantes para os mercados financeiros estressados ​​de que estão prontos para facilitar ainda mais a política monetária e fornecer liquidez aos bancos, se necessário.

“Não queremos adicionar uma crise financeira à crise da saúde”, disse Boone.

Funcionários do Federal Reserve dos EUA, Banco Central Europeu e Banco do Japão sinalizaram nos últimos dias que estão prontos para fazer mais, se necessário.

Se a situação se deteriorar, uma resposta coordenada de flexibilização e estímulo fiscal do banco central no valor de 0,5% da produção econômica nos países do G20 pode levar a um crescimento 1,2% maior em dois anos, calculou a OCDE.

“Uma resposta coordenada de saúde, política e política monetária do G20 não apenas enviaria uma forte mensagem de confiança, mas também multiplicaria o efeito das ações nacionais”, disse Boone.

Até agora, a coordenação internacional parece estar limitada ao grupo dos sete países, cujos ministros das Finanças devem realizar uma teleconferência nesta semana, disse o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, na segunda-feira.

No caso base da OCDE, em que a situação não se deteriora drasticamente, a China suportaria o peso da desaceleração este ano, reduzindo sua previsão para 2020 para um nível mínimo de 30 anos, de 4,9%, ante 5,7% em novembro.

A segunda maior economia do mundo se recuperaria para os níveis pré-coronavírus em 2021, com crescimento de 6,4%, previa a OCDE, mas não antes que o impacto de sua desaceleração fosse muito além.

Na área do euro, onde o número de casos está subindo rapidamente, o crescimento foi de 0,8%, abaixo de 1,1% em novembro, com a Itália vendo um crescimento estável este ano, enquanto luta para conter um salto nos casos. O crescimento da zona do euro foi visto subindo para 1,2% em 2021.

O vírus teve um impacto limitado no crescimento dos EUA, que foi de 1,9%, abaixo dos 2,0% de novembro. O crescimento chegaria a 2,1% em 2021, segundo a OCDE.