EUA e Irã

"O Irã foi responsável pela escalada de tensão na região", diz ministra da Alemanha

"Digo claramente que o Irã foi responsável pela escalada das tensões na região", diz ministra da Alemanha

07/01/2020 12h47
Por: Opinião Crítica
Ministra da Defesa alemã culta o Irã por tensão no Oriente Médio. Reprodução: Google
Ministra da Defesa alemã culta o Irã por tensão no Oriente Médio. Reprodução: Google

O Irã deve evitar a escalada das tensões no Oriente Médio, depois que os EUA mataram um de seus principais comandantes militares, disse nesta terça-feira (07) a ministra da Defesa alemã Annegret Kramp-Karrenbauer.

Ela culpou a República Islâmica por aumentar o clima de tensão na região. "Digo claramente que o Irã foi responsável pela escalada das tensões na região e, portanto, é responsabilidade do Irã contribuir para a sua diminuição", disse ela em uma reunião de conservadores alemães na Baviera.

Ela acrescentou que a Alemanha quer que uma aliança militar internacional que luta contra militantes do Estado Islâmico continue.

“Se podemos continuar o nosso trabalho, isso depende principalmente da decisão do governo iraquiano. As negociações estão em andamento e até então estamos esguardando”, disse ela.

O posicionamento da ministra Annegret contraria várias mídias ligadas à esquerda, por terem retratado a suposta decisão alemã de retirar as suas tropas do Iraque como um sinal contrário aos Estados Unidos.

Ao acusar o Irã pela responsabilidade do conflito com os EUA, a ministra - que fala em nome da Alemanha - endossa a reação americana que resultou na morte do general Soleimani, apontado como um líder terrorista pelo governo de Washington. Com informações: Reuters.