Arqueologia

Cientistas encontram cabeça gigante de lobo da era do Gelo, incrivelmente preservada

A descoberta se destaca pelo nível de preservação do cérebro e presas do lobo

17/06/2019 12h57Atualizado há 6 meses
Por: Opinião Crítica
Fonte: BBC News World
Cabeça gigante de lobo é encontrada por cientistas
Cabeça gigante de lobo é encontrada por cientistas

Suas presas e até mesmo o seu cérebro estão incrivelmente preservados. E é a primeira cabeça intacta de um lobo adulto da Idade do Gelo. A cabeça foi encontrada na Sibéria e pertencia a um lobo que viveu no Pleistoceno, há cerca de 30.000 anos .

A descoberta foi estudada por pesquisadores na Rússia, Suécia e Japão, e foi apresentada ao público em uma exposição no Museu Nacional de Ciência e Inovação, em Tóquio.

A cabeça tem 40 cm de comprimento e é muito maior que a de um lobo atual, que mede entre 23 e 28 cm. Os cientistas esperam que os restos ajudem a entender o que aconteceu com esse grande predador que vivia na Europa e na Ásia com espécies como o mamute lanudo.

Como a cabeça gigante de lobo foi encontrada?

Enquanto partes do permafrost da Sibéria derretem devido à mudança climática, mais e mais restos extraordinários estão sendo descobertos. Uma das descobertas mais conhecidas é a de Yuka, um mamute peludo que foi encontrado perfeitamente preservado em 2011 e viveu há 28 mil anos na região de Yakutia.

O lobo tinha presas mais poderosas do que as dos atuais lobos e caçava grandes animais, como bisões e cavalos. A cabeça do lobo foi encontrada no ano passado na mesma região, no rio Tirekhtyakh, por caçadores locais de presas de mamute.

Depois que a China proibiu o comércio de estatuetas e outros produtos de marfim das presas de elefante, os imensos donos de presas no permafrost siberiano viram a oportunidade de um negócio lucrativo.

Como foi estimada a idade da cabeça gigante de lobo?

Protopopov, um dos cientistas que avaliam o achado, não sabia no início quantos anos a cabeça de lobo gigante possuía, então ele contatou especialistas na Suécia.

David Stanton, pesquisador em paleogenética evolutiva do Museu de História Natural da Ciência na Suécia, foi um dos cientistas que determinou a idade da cabeça encontrada na Sibéria.

"Fizemos datação por radiocarbono de uma peça de tecido com uma empresa norte-americana chamada Beta Analytic", disse Stanton à BBC Mundo.

"A idade determinou-se entre 32,560 e 31,480 anos anos (com 95% de certeza). Outra equipe independente atingiu o valor de 32.705 a 31.690 anos. Então nós podemos dizer com confiança que o espécime tem uma idade de 32.000 anos , com uma margem de erro não superior a 500 anos ".

DNA

Protopopov também colaborou com a escola de medicina da Universidade de Jikei, em Tóquio, onde uma tomografia computadorizada da cabeça foi realizada para revelar os detalhes dos tecidos. Os cientistas agora estudarão o DNA do animal, para compará-lo com o dos atuais lobos.

"O próximo passo é tentar extrair o DNA dos restos mortais do lobo, a dificuldade é que o DNA em tais espécimes antigos é frequentemente danificado", disse Stanton à BBC World.

"Tentamos extrair DNA sem muito sucesso da pele, então agora vamos tentar extraí-lo dos dentes, se conseguirmos DNA de boa qualidade, tentaremos sequenciar o genoma do lobo , e isso nos permitirá procurar responder a diferentes perguntas".

"Por exemplo, qual é a relação entre estes lobos extintos e atual?, Esses lobos extintos cruzou com a de hoje, e têm os genes reais desses lobos?, Podem ser encontrados nas razões de genoma por quê eles se extinguiram?".

Stanton observou a possibilidade de que os lobos se tenham extinguido devido a razões meteorológicas. "Se for esse o caso, uma melhor compreensão dessas extinções pode nos ajudar a prever e prevenir futuras extinções devido à mudança climática."

  • Cientistas encontram cabeça gigante de lobo da era do Gelo, incrivelmente preservada
  • Cientistas encontram cabeça gigante de lobo da era do Gelo, incrivelmente preservada
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas