A apresentadora Xuxa Meneghel resolveu utilizar a sua preferência pelo veganismo para criticar as pessoas que comem peru durante o Natal, uma das práticas mais tradicionais para a comemoração do nascimento de Jesus Cristo na festa do final de ano.

Ignorando a natural participação humana na cadeia alimentar, Xuxa fez uma publicação argumentando que comer peru faria parte de “costumes errados tem que ser mudados…. Não tem desculpa, não tem porque, pense, reflita e mude”, escreveu ela no Instagram.

A declaração feita no último sábado (21) foi acompanhada de uma foto apelativa, onde aparece um peru ensanguentado e uma faca. Xuxa destacou um questionamento: “Celebrar a vida com violência na mesa?”

A reação da maioria absoluta dos seguidores foi de críticas à apresentadora. Muitos, no entanto, não focaram no aspecto biológico da inclusão humana na alimentação do reino animal, mas sim na parte econômica e da tradição.

“O que vc está fazendo é uma forma agressiva de impor às pessoas o seu estilo de vida. Imaturidade e soberba achar que a sua escolha deve ser a de todas as pessoas. Você foi muito infeliz com essa postagem”, escreveu uma internauta.

“Menos, né. É pra isso que serve o peru. Ou melhor é que as famílias passem fome?”, comentou um seguidor. “É fácil falar quando se tem dinheiro para mudar o cardápio a hora que quiser. Pergunte isso para uma família pobre que não sabe nem o que é ser vegano”, comentou outra seguidora.