GRAVE: CNN obtém dados que apontam negligência da China no controle da pandemia

Uma reportagem exclusiva da CNN Brasil revela dados obtidos através de documentos pela emissora, os quais apontam que a China foi negligente no controle da pandemia do novo coronavírus.

“Ficou claro que eles cometeram erros, e não apenas erros que ocorrem quando você está lidando com um vírus novo. Também erros burocráticos e politicamente motivados em como eles lidaram com isso”, disse Yanzhong Huang, pesquisador sênior da Global saúde no Conselho de Relações Exteriores.

Segundo a CNN, “os documentos, que cobrem um período incompleto entre outubro de 2019 e abril deste ano, revelam o que parece ser um sistema de saúde inflexível regido pela burocracia de cima para baixo e procedimentos rígidos que estavam mal equipados para lidar com a crise emergente.

Em vários momentos críticos na fase inicial da pandemia, os documentos mostram evidências de erros claros e apontam para um padrão de falhas institucionais”, diz a emissora.

A empresa não afirma que não é possível confirmar se houve a intenção de obscurecer os dados da pandemia, mas que há evidências de que o governo comunista da China cometeu erros graves no começo, os quais poderiam ter sido cruciais para o controle da disseminação do vírus.

“Um dos pontos de dados mais impressionantes diz respeito à lentidão com que os pacientes locais Covid-19 foram diagnosticados”, diz a emissora.

“Os arquivos foram apresentados à CNN por um denunciante que pediu anonimato. Eles disseram que trabalhavam dentro do sistema de saúde chinês e eram patriotas motivados a revelar uma verdade que havia sido censurada e homenagear colegas”, ressalta. Para ler a matéria completa, clique aqui.