Marco Aurélio sobre decisão de Toffoli "Estou lá há 28 anos e nunca tinha visto isso"

Marco Aurélio contraria Dias Toffoli
Marco Aurélio discorda de Dias Toffoli sobre inquérito a respeito das "fake news". Reprodução: Google

A impressão de muitos era de que os ministros do Supremo Tribunal Federal estavam evitando comentar a polêmica decisão do presidente da Corte, o ministro Dias Toffoli, tomada há um mês atrás, ao abrir inquérito para investigar supostas "fake news" contra os membros do colegiado.

No entanto, com a repercussão de censurar esta semana a matéria da revista Crusoé e O Antagonista, que divulgou trechos em que um delator da Lava Jato liga Toffoli a Marcelo Odebrecht, parece que não deu para os demais ministros assistirem o circo pegar fogo sem emitir uma posição.


Marco Aurélio de Melo falou sobre a polêmica já confirmando que, se levado ao plenário da Corte, o inquérito deverá ser arquivado, corroborando com o entendimento da procuradora geral da República, Raquel Dodge, o que fatalmente vai de encontro ao presidente do Supremo.

"O titular de uma possível ação penal é o MPF. Se ele entende que não há elementos sequer para investigar, muito menos terá para propor ação penal. Os inquéritos em geral, quando o Ministério Público se pronuncia pelo arquivamento, nós arquivamos. Essa tem sido a tradição no tribunal", disse Marco Aurélio ao Congresso em Foco.


Com foi dito em um comentário aqui mesmo no Opinião Crítica, sobre a rebeldia de Dias Toffoli ao rejeitar o pedido de arquivamento de Raquel Dodge, Marco Aurélio também ecoou o mesmo raciocínio ao insinuar que a postura de Toffoli e Alexandre de Moraes é autoritária, uma vez que extrapola a competência do Supremo.

"Pela primeira vez eu vi um inquérito sendo instaurado no próprio Supremo, por iniciativa de um integrante. Eu estou lá há 28 anos e nunca tinha visto isso. Agora vamos esperar os desdobramentos", conclui Aurélio.



COMPARTILHAR

Edição:

Somos uma mídia independente, oferecendo conteúdo com perspectiva cristã através de comentários sobre notícias do Brasil e do mundo.