Igreja usa espaço para oferecer cama e alimentação para moradores de rua no inverno

Iniciativa visa suprir a necessidade de abrigo dos moradores de rua durante o inverno. Reprodução: Google

Uma congregação cristã na Escócia resolveu utilizar o espaço do templo para oferecer abrigo aos moradores de rua, além de alimentação e banhos, durante o período de inverno, substituindo os bancos por camas de solteiro e cobertores.

É um refúgio seguro para homens e mulheres que estão mais acostumados a dormir em portas e cemitérios, graças a uma reforma de £220.000 realizada recentemente, para adaptar o templo às necessidades dos desabrigados.



Os bancos de madeira no deslumbrante santuário de tijolos vermelhos foram removidos e substituídos por camas de solteiro com lençóis e cobertores coloridos.

Uma nova extensão foi adicionada ao antigo edifício da Igreja Paroquial Stenhouse St Aidan, na Avenida Chesser, para abrigar um bloco de banheiros e chuveiros para homens.

A sacristia e os quartos pequenos foram convertidos em banheiros e chuveiros para mulheres, cujos dormitórios estão em uma área separada do santuário.



Voluntários de cerca de 70 congregações em Edimburgo usam a cozinha para fazer uma refeição de dois pratos para os usuários do serviço todas às noites.

O projeto de acomodação de emergência, aberto em 21 de dezembro do ano passado em caráter experimental, é uma parceria entre a Gorgie, Dalry, a Stenhouse Church of Scotland e a Bethany Christian Trust.

Até o momento, durante a temporada de inverno de 2018/19, o abrigo, que funciona das 21h às 6h30, recebeu 653 pessoas diferentes e forneceu 10.767 leitos.

Camas femininas no santuário


A sacristia e os quartos pequenos foram convertidos em banheiros e chuveiros para mulheres, cujos dormitórios estão em uma área separada do santuário.

Uma média de 60 pessoas, muitas das quais são transportadas para lá de minibus, usaram a instalação todas às noites.



Um banco de roupas de segunda mão, que também fornece novas roupas íntimas e produtos sanitários, está disponível e um café da manhã leve é ​​servido pela manhã.

Gorgie, o gerente do prédio da Igreja Dalry Stenhouse, David MacLennan, disse: “O projeto piloto tem sido um sucesso retumbante".

“Jesus tinha uma grande preocupação pelos pobres e marginalizados e acreditamos firmemente que devemos compartilhar o amor de Deus por aqueles que são menos afortunados do que nós mesmos”, disse ele.



Até um tempo atrás, o projeto girava em torno de diferentes locais da igreja em Edimburgo e os usuários do serviço dormiam em esteiras no chão. A mudança favoreceu muito os desabrigados.

“Uma senhora estava literalmente dançando de alegria com a perspectiva de ter o conforto de uma cama e um banho quente", disse MacLennan.


COMPARTILHAR

Edição:

Somos uma mídia independente, oferecendo conteúdo com perspectiva cristã através de comentários sobre notícias do Brasil e do mundo.