Brasil registra aumento de 49% de empregos em dois meses e saldo de 129 mil vagas

Brasil registra aumento de 49% de empregos em dois meses e saldo de 129 mil vagas

Para entender como o jornalismo das grandes mídias no Brasil deixaram de ser, a muito, veículos de informação isentos de militância político-ideológica, basta fazer um cruzamento de informações simples, por exemplo, sobre o registro do número de empregos criados no país, para ver o quanto essa informação pode ser utilizada de forma tendenciosa.

Várias mídias estamparam em suas manchetes nesta quarta-feira, algumas com um chamado de "URGENTE", que o país registrou queda de 43.196 vagas de empregos em março de 2019. De fato, é verdade. O que estas mesmas mídias deixam de informar, no entanto, é que somado o bimestre (fevereiro e março), o saldo é de 129.943 vagas, um número maior do que o mesmo período dos anos anteriores.



Em comparação apenas com os dois primeiros meses do ano (janeiro e fevereiro), o Brasil registrou um aumento de 49,2% na abertura de postos de trabalho, em relação ao acumulado do mesmo período de 2018, e de 171,2%, em relação ao de 2017, sendo este o melhor resultado desde 2014, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado em 25 do março.

Mesmo a diminuição dos números em março representam uma oscilação natural do mercado, após o período de festas no final do ano passado e este ano, durante o carnaval, onde muitas contratações foram temporárias, de acordo com o secretário de Trabalho da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo.



"É um movimento natural da sazonalidade. Mês passado tivemos um volume de contratações muito acima das expectativas [foram 173.139 contratações], inclusive do mercado. Com isso, na média entre os dois meses, o crescimento do número de postos gerados está em linha com o que se esperava”, disse ele, segundo a Agência Brasil.



COMPARTILHAR

Edição:

Somos uma mídia independente, oferecendo conteúdo com perspectiva cristã através de comentários sobre notícias do Brasil e do mundo.