A convite da primeira-dama do Brasil, Michele Bolsonaro, várias esposas dos governadores estaduais participaram na terça-feira, 8, do Chá das Primeiras-Damas do Brasil, realizado no palácio da Alvorada em Brasília.

Com a iniciativa do ministro Osmar Terra e da primeira-dama Michelle Bolsonaro, o evento teve por intuito divulgar o programa Pátria Voluntária.

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, vinculado ao Ministério da Cidadania, tem por objetivo fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo e estimular o crescimento do terceiro setor, contribuindo para a transformação do Brasil em um país mais justo e mais solidário.

“Realizamos esse primeiro encontro com as Primeiras-damas dos Estados brasileiros com o objetivo de divulgar o Programa Pátria Voluntária. Conversando com elas, pude conhecer algumas das ações que já são desenvolvidas. Temos em comum a vontade de ajudar quem precisa e dar visibilidade a causas importantes. Juntas, podemos motivar mais pessoas a serem voluntárias e contribuírem para um Brasil mais solidário”, ressaltou a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro.

O programa Pátria Voluntária representa a continuidade das ações do Viva Voluntário, projeto que teve início na Casa Civil em 2017 e contou com secretaria executiva do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) desde então. O projeto tem eixos que incluem a sensibilização em diferentes cidades do Brasil e uma plataforma virtual para incentivar a participação dos cidadãos em ações voluntárias.

Para a primeira-dama do Acre, Ana Paula Cameli, o evento foi importante para conhecer de perto o Programa Pátria Voluntária e para a unificação de ideias com outras primeiras-damas, alem do fortalecimento de ações que buscam um país mais prestativo e solidário.

“Foi uma honra ter participado desse momento tão importante, e poder acompanhar de perto o trabalho do Programa Pátria Voluntária, que tem como principal meta fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo. Tenho essa mesma preocupação. Mas, tenho certeza que unidas conquistaremos grandes vitórias para o Brasil”, finalizou Ana Cameli.