ALERTA: Antidepressivos podem aumentar o risco de desenvolver tromboembolismo, aponta estudo


Pesquisadores identificaram uma ligação entre a depressão, uso de antidepressivos e o aumento do risco de desenvolvimento de tromboembolismo venoso.

Novas pesquisas descobriram que a depressão e o uso de antidepressivos estão associados ao aumento do risco de tromboembolismo venoso (TEV). O estudo conduzido por acadêmicos da Unidade de Pesquisa Musculoesquelética da Universidade de Bristol também mostrou que cada uma das várias classes de medicamentos antidepressivos está associada a um risco aumentado de TEV.

TEV, uma condição na qual coágulos sanguíneos se formam nas veias das pernas ou pulmões, é uma doença com risco de vida e o seu tratamento está associado a altos custos de saúde. A pesquisa, publicada no Annals of Medicine , realizou uma revisão sistemática e meta-análise de estudos observacionais publicados avaliando as associações da depressão e o uso de antidepressivos com o risco de TEV.

Há relatos de que tanto a depressão quanto o uso de antidepressivos podem estar associados a um risco aumentado de TEV. Esses relatórios, no entanto, têm sido conflitantes. Estudos anteriores relataram resultados mistos, alguns relataram evidências de associações e outros não relataram evidências de associações. Os pesquisadores esclareceram as evidências, reunindo todos os estudos publicados.

Embora o estudo não possa comprovar se as descobertas observadas são impulsionadas principalmente pelas drogas antidepressivas ou pela depressão em si, ou por ambos, isso mostra que existe uma relação entre depressão, uso de antidepressivos e TEV.

Medicamentos antidepressivos têm múltiplas indicações, que incluem ansiedade, dor e neuralgia e seu uso está aumentando em escala global. Dado que o TEV é uma carga de saúde pública, os resultados do estudo destacam a necessidade de os prescritores e profissionais de saúde avaliarem os pacientes para determinar o risco de TEV durante a administração da droga.

O Dr. Setor Kunutsor, pesquisador da Unidade de Pesquisa Musculoesquelética da Bristol Medical School, líder da equipe que conduziu o estudo, disse:

“Essas descobertas são muito úteis para mim tanto como clínico quanto como pesquisador. Isso me dá a informação que eu preciso, especialmente quando prescrevo medicamentos antidepressivos para meus pacientes”.

Os resultados da pesquisa não provam a relação entre causa e efeito e novos estudos serão necessários para mostrar se as associações que o estudo demonstrou são causais, se é a depressão em si, os antidepressivos ou ambos que levam ao aumento no risco de TEV.

Esses novos estudos precisariam ser capazes de isolar a depressão dos medicamentos antidepressivos. Por exemplo, os pesquisadores poderiam avaliar se os indivíduos que não estão deprimidos, mas usam antidepressivos para uma condição como doença neurológica ou gastrointestinal, correm um risco maior de desenvolver TEV.

Comentário:

Em outro estudo recente, publicado pela Frontiers in Psychiatry, o uso de medicamentos antidepressivos foi classificado como algo inútil e prejudicial no enfrentamento da depressão. No lugar de ajudar, eles potencializam o problema através dos efeitos colaterais.

A indústria farmacêutica faz o possível para negar essas evidências e posicionamentos contrários de profissionais que condenam o uso dessas drogas, pois há um mercado bilionário sustentando o motor da saúde no mundo, sendo a existência e - manutenção - da doença sua principal fonte de lucros.

É importante que informações como essas sejam divulgadas, para que a população tome conhecimento e possa ponderar sempre que precisar, a fim de que não se torne refém de profissionais que simplesmente seguem a lógica mercantilista que também influencia a saúde.


Por: Joanne Fryer 
Comentário: Will R. Filho

COMPARTILHAR

Edição:

Somos uma mídia independente, oferecendo conteúdo com perspectiva cristã através de comentários sobre notícias do Brasil e do mundo. Para apoiar, compartilhe nossos textos e curta a página no Facebook.