Descansar não é ficar parado - Estudo aponta que atividades cotidianas previnem déficit cognitivo em idosos mais do que exercícios em academia

Descansar não é ficar parado - Estudo aponta que atividades cotidianas previnem déficit cognitivo em idosos mais do que exercícios em academia

A matéria cinzenta no cérebro inclui regiões responsáveis ​​pelo controle do movimento muscular, favorecendo os sentidos, o pensamento, sentimento, a memória, a fala e muito mais. 


O volume de matéria cinzenta é uma referência da saúde do cérebro, mas a quantidade de matéria cinzenta no cérebro geralmente começa a diminuir no final da idade adulta, mesmo antes que apareçam sintomas de disfunção cognitiva.

"Mais matéria cinzenta está associada a uma melhor função cognitiva, enquanto as diminuições na matéria cinzenta estão associadas à doença de Alzheimer e outras demências relacionadas", disse Shannon Halloway, PhD, principal autor do Journal of  Gerontology e Kellogg / Golden Lamp Society Postdoctoral Fellow no Rush University College of  Nursing.


"Um estilo de vida saudável, como a participação em atividades físicas diárias, é benéfico para a saúde cerebral e pode ajudar a diminuir a atrofia da matéria cinzenta", disse ele.

O estudo utilizou acelerômetro para medir a atividade de 262 adultos mais velhos


O estudo mediu os níveis de atividade física no estilo de vida de 262 idosos no Rush's Memory and Aging Project. Ou seja, um estudo com amostragem epidemiológica contínua.

Os participantes foram recrutados em comunidades de aposentados e instalações subsidiadas em Chicago [EUA], para participarem de exames clínicos anuais e exames de ressonância magnética (MRI), doando seus cérebros e outras partes de seus corpos para pesquisas após o falecimento.

Os participantes do estudo de estilo de vida usaram um dispositivo não-invasivo chamado acelerômetro, de forma contínua, por sete a dez dias. O objetivo era medir com precisão a freqüência, duração e intensidade das atividades cerebrais de um participante durante esse período.

A atividade física diária em questões do dia-a-dia é "mais significativa para os adultos mais velhos" do que um programa de exercícios estruturado [em uma academia, por exemplo] que pode exigir deles mais esforço, de acordo com Halloway.


"A acessibilidade torna-se um problema à medida que envelhecemos", disse Halloway. "O transporte pode ser um problema. As configurações da academia podem ser intimidadoras para qualquer indivíduo, mas especialmente para os adultos mais velhos.".

O uso de acelerômetros foi apenas uma das maneiras pelas quais essa análise diferiu de algumas outras investigações sobre a saúde das pessoas idosas. A maioria das pesquisas que explora os efeitos do exercício depende de questionários, que pedem aos participantes que "auto-avalie" seus níveis de atividade, disse Halloway.

Ela acrescentou que os questionários tendem a perguntar de forma não específica sobre os tipos e a intensidade dos exercícios.

O problema real com os questionários, porém, é que "às vezes, temos relatórios de atividades realmente imprecisos", afirma Halloway.

"As pessoas geralmente superestimam, ou por outro lado, alguns subestimam a atividade de afazeres diários que caracterizam seu estilo de vida de forma que não consideram exercício, como tarefas domésticas, por exemplo", explicou ela.

Quanto ao acelerômetro, ela diz: "não é tão comumente usado (em estudos de exercício) como gostaríamos", mesmo que os acelerômetros forneçam resultados mais precisos do que os auto-relatos.

Comentário:

É um erro comum confundir descanso com falta de atividades. Pessoas mais velhas, quanto mais idosas forem, precisam se exercitar. Todavia, tais exercícios não precisam seguir os padrões e rotinas de pessoas mais novas.

Neste sentido, a pesquisa deixa evidente que atividades cotidianas, como arrumar uma casa, jardim, lavar o automóvel, passear com o cachorro, praticar um esporte, são mais eficientes do que uma rotina exaustiva de exercícios em uma academia.


Por: Richard Lewis
Comentário: Will R. Filho

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