O que é o stresse? - Enxergando por outra perspectiva o nosso cotidiano



Stress é sinônimo de fadiga, de exposição à pressão máxima. Mas no nosso cotidiano, o termo stress foi adaptado para dizer que o ser humano não deve ser contrariado,  não deve ser exposto aos nãos, não deve ser limitado ou de alguma forma pressionado. 

Viver sem stress significa para nós humanos pensar, vida boa, tudo fácil, tudo certo, os pingos nos is, e os balanços da vida fechando no final do ano, pois no início vem as férias. Ledo engano.

Stress está para mundo tal com o diamante está para o que o lapida. Saber lidar com o stress é abrir mão do que mais queremos, os bens materiais e as buscas por poder. Coisas que não tem tanto valor no fim da vida.


Relaxe você só saberá o valor de um sim se ouvir pelo menos um não por dia sem brigar por isso. 
Isso é bom ou ruim? Pense você mesmo,  quantas vezes por dia você se estressa com coisas bobas?
Quantas vezes você tem tem vontade de mandar seu chefe ir pro inferno?
Quantas vezes desde que se levanta você pensa negativamente em tudo de bom que não acontece na sua vida e que você tem a plena convicção de que deveria acontecer?

Quantas vezes a inveja toma conta do seu pensamento e você deseja estar fazendo o que os outros ditos felizes, endinheirados, grandes, bem sucedidos fazem? Já desejou ter o que o outro tem? E pior, isto te deu raiva da sua vida infeliz? Pois bem isto é só uma ponta do iceberg de frustrações que todo ser humano passa na vida.

Você não é o único da fila dos que esperam a sorte bater na porta,  a vida mudar da noite para o dia ou seus problemas acabarem.

Pense agora, o que os outros esperam de você e você não dá a mínima para eles? Esta fazendo a sua parte para deixar o mundo mais cheio de paz? Pense por um minuto, algumas pessoas esperam dinheiro a vida toda. Outras esperam pessoas perfeitas ao seu lado.

Outras esperam favores.

Outras esperam reconhecimento pelos favores feitos.

Outras esperam obediência dos mais jovens, especialmente isto é o que pais esperam dos filhos.

Outros desejam a vida do outro, pois parece que ela que tudo de bom acontece. Errado, tudo de ruim acontece também na vida de todo mundo. Outras pessoas esperam tudo na mão, e são tão isoladas do mundo que mal sabem que o sol lhe ajuda a produzir vitamina D.

Ah,  o lugar comum, a zona de conforto é uma ótima corrente,  que prende o seus pés nas mãos e você não faz nada direito ou com prazer. Talvez você que lê,  espera uma receita milagrosa que vai tirar sua bunda do sofá e te colocar na cadeira de funcionário exemplar de um grande emprego. Ou vai fazer seus parentes pularem de alegria ao te ver. Releve, pois o mundo não fez as pessoas tão amáveis assim. Então não se estresse.

Isto não vai acontecer. O contrário sim, você como pode ver,  pare diante de algo em construção,  e observe quem trabalha direito. O que nota? Alguém que vai parar no meio do dia e vai tirar aquela soneca?
Ou alguém que vai sentar na pedra e reclamar  da chuva que não caiu?

Observe o dia das pessoas felizes, pode na verdade estar um caos, mas um sorriso muda tudo ao redor.
Se veja por fora. Talvez você seja um daqueles que vai dizer: tudo eu, sou um sem sorte, nasci pra dar errado,  ninguém me ama, e não gosto de nada, todos me ignoram, o mundo conspira contra mim, por isso tenho tanto stress.

Mas você ignora uma coisa,  mais coisas boas acontecem no mundo quando você começa a bondade.
Quando você tem a iniciativa de começar a amar,  quando ao invés de esperar a sorte você faz o que lhe trará boas novas, quando você se dispõe a provar que as pessoas nascem para dar certo, pois nascer e sobreviver é o sucesso da vida, quando você se culpa menos, quando você busca coisas que goste incansavelmente, quando você se envolve mais com os que te ignoram a tal ponto de notarem que você é importante,  quando você se estressa menos com o calor e com a chuva ou com o mundo a sua volta.

Lembra que é você que está no mundo, ele gira não por que você existe, mas porque é preciso.
As coisas devem girar, preferencialmente no sentido horário, do progresso.

Voltar ao passado é percorrer sem os sapatos certos as pedras pontiagudas da vida, e foram muitas.
Agora se você tem menos de 5 anos ou mais de 110 anos,  que sorte, espere, o texto para você é outro,  chama-se O QUE É A VIDA?

E se você tem de 6 a 109 anos,  considere viver mais feliz, amando mais, com mais "bom dia" e menos "sai daqui". Com mais "por favor"  e menos "me deixa em paz". Com mais "obrigado" e menos "obrigado".
Se você não entendeu a última frase, está estressado e com pressa,  releia.

E obrigado por estar mais calmo agora. Se ver alguém na rua nervoso, diga que vai ficar tudo bem.
Se ver alguém em casa subindo pelas paredes, de um abraço e diga, 'estamos juntos e vai ficar tudo bem'.

Se você estiver sem forças e sem chão, diga pra si mesmo, 'vai ficar tudo bem'.

É assim que os dias devem começar, e as noites devem terminar.

Exatamente assim.

Por: Junior Sander

COMPARTILHAR

Edição:

Somos uma mídia independente, oferecendo conteúdo com perspectiva cristã através de comentários sobre notícias do Brasil e do mundo. Para apoiar, compartilhe nossos textos e curta a página no Facebook.

Anterior
Proxima