Segundo pesquisa, quem possui o corpo em "forma de maçã" tem mais risco de doenças

Corpo em força de maçã tem mais risco de desenvolver diabetes


A forma do seu corpo pode influenciar o risco de doenças? Muitos médicos pensam que sim, e um estudo publicado recentemente no Jornal da Associação Médica Americana descobriu que aqueles com uma predisposição genética para uma forma específica de corpo, tem maior risco de doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Esse tipo de corpo é o que os médicos chamam de "apple-shaped" - quando a circunferência de sua barriga é maior do que a circunferência dos quadris. Em outras palavras, aqueles que estão em forma de maçã e tendem a levar mais do seu peso no meio do corpo.

Outras formas de corpo incluem pêra (onde a maior parte do peso é depositada nos quadris e nas coxas, mas não no meio), ampulheta (onde o peso é depositado tanto em cima, como nos quadris e coxas, com uma cintura menor) e tubo (quando tem pouco excesso de peso. É uma pessoa longa e magra).

De todas essas formas, a forma de maçã é a mais perigosa, de acordo com muitos médicos e nutricionistas, incluindo o Dr. Christine Jellis, cardiologista da Cleveland Clinic, e Lauren Blake, um nutricionista registrado no estado de Ohio University Wexner Medical Center. Isso, porque, Blake disse à Fox News que as pessoas em forma de maçã transportam mais gordura visceral - que envolve os órgãos - em oposição a gordura subcutânea - que se encontra abaixo da pele.

"O excesso de gordura visceral provoca excesso de ácidos graxos para o fígado e nos músculos, que depois desencadeia mudanças no corpo", disse Blake. Essas mudanças incluem um risco aumentado de diabetes, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e outras doenças, acrescentou.

A boa notícia é que aqueles que se enquadram na categoria em forma de maçã podem tomar algumas medidas para evitar o risco de doenças. Fox News falou com o Dr. Jellis e Blake sobre algumas dicas importantes:


1 . Concentre-se em comer alimentos integrais


"Minha recomendação é sempre optar pelas coisas simples", disse o Dr. Jellis, observando que as pessoas devem manter uma dieta saudável e se concentrar em consumir carne magra, e abundância de frutas e legumes.

2. Mantenha-se ativo


Exercício é outro componente chave em um estilo de vida saudável. "Parte da razão por que as pessoas acumulam gordura abdominal, especialmente à medida que envelhecem, está relacionada com o fato de que eles não são tão ativos quanto já foram antigamente", disse Blake. Ela recomendou a escolha de um exercício que você goste, se isso for nadar, andar de bicicleta ou mesmo a pé, etc., para garantir que você fique em atividade.

3. Não foque apenas uma área


Foco na saúde em geral, e não apenas em uma parte do corpo. Blake disse que muitas vezes isso é uma tarefa inútil. Em vez disso, se concentre em malhar o corpo inteiro para perder peso como um todo.

4. Conheça o seu risco


"Infelizmente, não podemos mudar nossa genética, por isso temos que trabalhar com o que temos", disse Dr. Jellis. Aqueles que estão acima do peso e carregam peso em torno do abdome devem ser vigilantes sobre dieta e exercício, especialmente se têm uma história familiar com esse histórico de doenças.



                                                                                                                                        Fonte: Fox News

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