O que os prefeitos João Dória e Professor Lupércio têm em comum?


A semelhança entre o Prefeito de São Paulo João Dória e o Prefeito de Olinda, Professor Lupércio, certamente não está na aparência, nem no partido político. Para alegria da população das duas cidades, o que os prefeitos têm em comum diz respeito a uma nova postura em relação a administração pública, que tem incomodado os adversários e despertado críticas em seus opositores.

Perfil dos prefeitos Dória e Lupércio


Costa Dória Junior, mais conhecido como João Doria Jr. é um empresário, jornalista, publicitário e político filiado ao PSDB, sem qualquer experiência política anterior, enquanto Lupércio Carlos do Nascimento, ou como é conhecido "Professor Lupércio", é professor de matemática, pós-graduado e bacharel em Direito, tendo começado na política como líder estudantil, sendo posteriormente eleito a Deputado estadual pelo Partido Solidariedade (SD) em Pernambuco.


Ambos, porém, foram eleitos pela primeira vez Prefeitos de duas Cidades com aspectos diferentes de importância no Brasil. Uma relacionada a indústria e comércio, enquanto outra ao turismo e cultura. Não por acaso, os dois Prefeitos possuem qualidades apropriadas para os dois contextos.

Dória é um empresário de sucesso e como administrador possui capacidade de atuar no setor industrial alavancando os índices de desenvolvimento econômico da maior capital do país.

Lupércio tem forte atuação na área social. Vindo de família simples, o Professor que tem experiência no uso de drogas, criou o projeto "Casa de Recuperação Cristo Liberta", feminina e masculina, dedicado acolher e recuperar usuários de drogas. A "Academia do Bairro", que oferece aulas de aeróbica, dança, laboral, ioga, pilates, zumba e outros. Os "Núcleos Comunitários Sociais", que além de fisioterapia, possuem mais de dez especialidades médicas, dentre elas: cardiologia, ortopedia, oftalmologia e ginecologia.

Dória e Lupércio agradam a maioria conservadora


Dória antes de ser eleito anunciou que faria parceria com as igrejas evangélicas e católicas para atuação na área social; “Vamos conveniar a creche, de forma capilarizada pelas organizações sociais mantidas pelas igrejas e organizações do terceiro setor que manifestam interesse em ajudar”, disse ele em uma publicação no G1.

Sua iniciativa mostra que não tem a intenção de combater a enorme contribuição que tais entidades religiosas prestam ao Estado, por exemplo, no acolhimento de usuários de drogas, ma sim de valorizar tais iniciativas, oferecendo recursos para sua expansão.

Prefeito de Olinda Professor Lupércio fazendo vistoria nas ruas de Olinda
Prefeito de Olinda Professor Lupércio, faz vistorias constantes, pessoalmente, sobre ações da sua gestão. Nas ruas, ele deixa a população ciente do que está sendo feito através das redes sociais
Já eleito, Dória anunciou a criação de uma assessoria religiosa, incluindo católicos, evangélicos e representantes de matrizes africanas, reforçando, assim, a ideia de valorizar a importância dos princípios religiosos da população de forma plural.

Professor Lupércio, evangélico da Assembleia de Deus, faz questão de publicar em sua pagina oficial no Facebook os momentos que participa de cultos. No ato da sua posse como Prefeito de Olinda, por exemplo, ele ofereceu um culto de gratidão à Deus e atribuiu ao "Senhor" o motivo da sua vitória.

Contato direto com a população e ações diárias


Talvez a maior semelhança entre os dois Prefeitos está na utilização das redes sociais para manter o contato direto com a população. Tanto Jodão Dória como Professor Lupércio, entenderam que a internet e canais como o Facebook, por exemplo, são ferramentas eficazes para ouvir as queixas do povo e se manter em contato com ele.

Ambos publicam quase diariamente ações do governo, explicando os motivos e, em muitos casos, interagindo com os internautas.

Prefeito de São Paulo João Dória mantém a população informada do que está sendo feito
Prefeito de São Paulo João Dória, em mais uma das suas publicações no Facebook, fazendo vistoria da sua gestão nas ruas e mantendo a população informada do que está sendo realizado

Ao postar fotos reais de suas ações, ambos os Prefeitos rechaçam a ideia de puro marketing. Eles mostram que estão dispostos a "arregaçar" as mangas e fazer acontecer, invés de ficarem escondidos atrás de gabinetes ou de assessores, apenas dando "canetadas" no que for conveniente.

Ao lidar diretamente com o público, João Dória e Professor Lupércio se colocam à prova, pois na prática é impossível encarar de frente um pai de família, por exemplo, sem estar atuando de forma real para que sua vida na sociedade tenha melhorias significativas. Ao mesmo tempo, eles oferecem subsídios para que seus adversários tenham motivo para investigar e apontar as falhas da gestão, dizendo se as ações são falsas ou não.

A esperança de uma nova política?


Por fim, João Dória e Professor Lupércio são exemplos do que caracteriza o resultado das últimas eleições no Brasil. Dois personagens novos num cenário político manchado pela corrupção e estagnação social, administrativa e ideológica.

A população que elegeu os dois, assim como outros de perfil semelhante, deseja renovação e uma postura diferente de tudo o que até então já foi visto na política brasileira. Menos "politicagem" e mais ação. Aproximação com o povo, de verdade, e não com grupelhos que usurpam o poder de representatividade popular, individual, para atender os interesses de "coletivos" instrumentalizados por interesses de partidos.

A gestão Dória e Lupércio marcam uma nova geração, onde a tecnologia dá a oportunidade para que todo cidadão com acesso a internet seja ouvido individualmente, sem intermediários. Com isso, temos um retrato fiel da realidade social, onde a voz das pessoas não são distorcidas e o que é "popular", de fato, se faz presente.

COMPARTILHAR

Edição:

Somos uma mídia independente, oferecendo conteúdo com perspectiva cristã através de comentários sobre notícias do Brasil e do mundo. Para apoiar, compartilhe nossos textos e curta a página no Facebook.

Anterior
Proxima