O que é relacionamento Gaslighting? Você pode estar sendo emocionalmente abusado


Gaslighting o que significa, relacionamentos sobre abuso psicológico

Gaslighting é uma forma de manipulação persistente e de lavagem cerebral que faz com que a vítima passe a duvidar dela mesma, até perder o própria capacidade de percepção, identidade e autoestima. As palavras de um gaslighting são acusações geralmente baseadas em mentiras descaradas, ou no exagero da verdade. O termo gaslighting é derivado do filme "Gaslight", de 1944, em que o marido tenta convencer sua esposa que ela é louca, fazendo-a questionar de si mesma e sua veracidade.

Em suas formas mais brandas, gaslighting cria uma sutil, mas desigual dinâmica de poder em um relacionamento, onde a vítima é submetida a julgamentos duvidosos, invés de equilibrados, e/ou microagressões baseadas em fatos criados pelo gaslighter. 

Na pior das hipóteses, gaslighting patológica constitui uma forma grave de controle mental e abuso psicológico.  
Gaslighting pode ocorrer nas relações pessoais, tais como verbal, emocional e/ou hostilidade física de um parceiro para o outro. No local de trabalho, tais como quando um supervisor regularmente e de forma injusta repreende os seus funcionários; ou sobre uma nação inteira, como quando comercial de publicidade ou figuras públicas fazem pronunciamentos que são claramente contrários ao bem da sociedade.
Deve-se notar que nem todos os gaslighters são realmente mal-intencionados, ou conscientes de sua conduta prejudicial. Eles podem não estar plenamente conscientes da nocividade (e ofensa) de suas palavras e ações, e a seu doloroso impacto sobre os outros. Outros gaslighters, no entanto, estão perfeitamente conscientes de suas táticas coercitivas e de como eles buscam deliberadamente formas para estabelecer o controle e desequilíbrio sobre a vida de outras pessoas.
Vários estudos e escritos têm-se concentrado sobre o fenômeno da gaslighting e seu impacto destrutivo. Mas, afinal, como você pode saber quando está lidando com um gaslighter patológico? A seguir estão oito sintomas, extraídos do meu livro: "How to Successfully Handle Gaslighters"
Para ler, clique AQUI


COMPARTILHAR

Edição:

Somos uma mídia independente, oferecendo conteúdo com perspectiva cristã através de comentários sobre notícias do Brasil e do mundo. Para apoiar, compartilhe nossos textos e curta a página no Facebook.

Anterior
Proxima