Não tomar café da manhã pode causar infarto e aneurisma, diz especialista

Pular o café da manhã pode trazer riscos para o coração e para a pressão sanguínea

O café da manhã é mais do que um simples desjejum, ele pode reduzir os riscos de você ter um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, também conhecidos como infarto e aneurisma. Essa é a constatação de uma pesquisa publicada recentemente na revista científica da American Heart Association.


Segundo o pesquisador em nutrição Marie-Pierre St-Onge, do Columbia University Medical Center, em Nova Youk, responsável pela publicação, nossa relação com a comida vai muito além do que simplesmente comer. Em publicação no Fox News, St-Onge observa que ao menos 30% dos americanos pulam o café da manhã e optam por fazer lanches rápidos, os chamados "fest foods", sem fazer as três refeições principais regulares por dia.

"Sabemos por estudos populacionais que tomar café da manhã está relacionado com menor peso e uma dieta mais saudável, juntamente com o menor risco de doença cardiovascular", disse St-Onge, advertindo que pessoas que não tomam café da manhã tem maior dificuldade de controlar o peso, devido a falta de controle alimentar.

O motivo dos riscos relacionados a falta de café da manhã, segundo o especialista, é a alteração do relógio biológico do corpo. O organismo tem uma capacidade de absorção de nutrientes e metabolismo diferente ao longo do dia, de forma que o apetite gerado pela falta de café da manhã na hora certa, produz um maior consumo de alimentos, causando excesso, prejudicando a capacidade de "queima" das calorias ingeridas ao longo do dia.
 

Leia também: A melhor dieta para perder peso depende da sua personalidade, diz especialista


Por fim, a falta de regularidade das refeições principais leva ao descontrole alimentar nas "pequenas" refeições, que somado a oferta de lanches rápidos de alta caloria, resulta em risco para o coração e pressão sanguínea, aumentando assim a possibilidade de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

COMPARTILHAR

Edição:

Somos uma mídia independente, oferecendo conteúdo com perspectiva cristã através de comentários sobre notícias do Brasil e do mundo. Para apoiar, compartilhe nossos textos e curta a página no Facebook.

Anterior
Proxima