Cinco segredos para um cérebro à prova de estresse


Como aprender a lidar com o estresse e manter o cérebro saudável

Quando você está com estresse, tudo fica em desequilíbrio. Seus pensamentos funcionam como se os resultados fossem apenas negativos. Seu coração acelera e a respiração fica superficial. Seus músculos se contraem. Você sente como se não pudesse ficar relaxado ou pensar tranquilamente sobre algo. Lado a tudo isso, você leva uma vida desequilibrada, com maus hábitos e perigosa. Isso te parece familiar?  


Você pode querer se livrar do estresse, mas não consegue. Todavia, você pode aprender a aceitar seu estresse e transformar a maneira como você lida com isso para que possa se beneficiar de seus aspectos positivos. Em meu novo livro, The Stress-Proof Brain, descrevo como pôr fim às respostas insalubres ao estresse para se tornar mais cognitiva e emocionalmente resistente a ele.

A resposta do estresse no seu cérebro


O primeiro passo é entender a resposta do estresse natural do cérebro e do corpo. Uma vez que você entende, pode trabalhar em mudar sua mentalidade sobre o estresse com novas ferramentas e maneiras de pensar e vivenciar isso diariamente. Nosso cérebro possue neuroplasticidade, o que significa que eles podem ser alterados pela experiência e prática repetida de novas formas de pensar.
 
A resposta ao estresse começa quando a amígdala - uma estrutura em forma de amêndoa no centro do seu cérebro - sente uma ameaça. Ele reage iniciando uma cascata de neurotransmissores e hormônios, como adrenalina, norepinefrina e cortisol, que preparam seu corpo para "lutar ou fugir". Se seu cérebro perceber que você não pode combater o estressor, o ramo parasimpático de seu sistema nervoso autonômico pode iniciar uma resposta de "congelamento". As respostas "lutar, fugir ou congelar" são muito rápidas. Seu corpo pode reagir a uma cobra no caminho ou um carro que se aproxima, antes que você possa até mesmo saber do que está acontecendo.
 
A resposta "lutar, fugir ou congelar" é adaptável para ajudar você a sobreviver a um perigo imediato, mas é problemática quando você está lidando com estressores mais complexos, interpessoais ou crônicos. Quando sua amígdala "seqüestra" seu cérebro, você pode dizer coisas que mais tarde se arrepende, enviar um e-mail irritado, gritar com seu parceiro, colega ou criança, beber demais ou se comportar de outras maneiras destrutivas e impulsivas.  

Para ser feliz e bem sucedido no trabalho, na vida ou no amor , você precisa saber como ficar sob controle quando sua amígdala "sequestra" seus químicos cerebrais!

Controlar o estresse quando a amígdala sequestrar seu cérebro


Para voltar a ter controle sobre o estresse, você precisa usar outra parte do seu cérebro, chamada de córtex pré-frontal . O córtex pré-frontal, situado atrás de sua testa, é o centro executivo do cérebro. Localizado perto do topo do seu cérebro, ele recebe informações sobre o estressor mais lentamente do que a amígdala. O córtex pré-frontal é como o CEO de seu cérebro. 

Ele pode enviar uma mensagem para a amígdala dizendo que tudo está tranquilo, para que ela possa desligar as respostas "lutar, fugir ou congelar". Ele também pode enviar mensagens para outras partes do seu cérebro, para direcionar uma resposta atenta e eficaz ao estressor. As estratégias abaixo podem recrutar deliberadamente seu córtex pré-frontal para assumir o controle da sua reação ao estresse, ao invés de deixar sua amígdala estar no comando.

Cinco maneiras de redirecionar sua resposta ao estresse:

 
Desacelere seu tempo de resposta - Aprenda a desacelerar e respirar antes de responder ao estressor, para que o córtex pré-frontal tenha tempo de reagir. Isso pode ajudar a muitos tipos diferentes de estressores, como quando um colega ou parceiro critica você; quando descobre uma conta não paga ou quando está esperando por um resultado de exame médico;
 
Se mantenha atento - Significa que você redireciona deliberadamente sua mente das preocupações e dos medos automáticos, aceitando a posição de "observador". Você pode pensar: "Hmm, o que está acontecendo aqui. A raiva está surgindo no meu peito. Estou tentado a dizer alguma coisa. Seria uma coisa útil para agora?" Estudos cerebrais mostram que as pessoas mais conscientes têm melhor comunicação entre amígdala e Córtex pré-frontal ao reagirem a um estressor emocional;
 
Encontre sentido no controle - Estudos em ratos, macacos e seres humanos mostram que nossos cérebros e corpos ficam mais estressados ​​por eventos incontroláveis ​​e imprevisíveis do que por eventos que podemos antecipar e controlar. Então pense sobre quais aspectos dessa situação você pode controlar e quais você não pode, e concentre suas energias em tentar efetuar mudanças nas coisas que você pode realmente controlar (enquanto trabalha para aceitar conscientemente os que você não pode).
 
Amplie sua visão - Quando a amígdala desencadeia ansiedade e emoções negativas, isso automaticamente reduz sua perspectiva mental. Como resultado, você não pensa em aspectos positivos da sua vida ou formas criativas de resolver o problema. Existe uma maneira de ver seu estressor como um desafio ou oportunidade de crescimento em vez disso? Isso pode ajudá-lo a redirecionar seus químicos cerebrais e energia para dominar a situação estressante - o que pode realmente aumentar a sua motivação e sua eficácia em resolver problemas;
 
Encontre o jeito certo de pensar - Em vez de se concentrar em evitar o estresse, se concentre no que você pode ganhar com a situação, as habilidades e os pontos fortes que você tem que dominar. Quando você faz a evitação da meta, se torna menos eficaz para resolver problemas ou encontrar recursos para lhe ajudar. Pense em vez disso sobre formas ativas e positivas de lidar com o estressor, e como você pode aprender e crescer lidando com ele.

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