05 maneiras de ajudar seu parceiro a lidar com a depressão


A depressão está longe de ser uma questão fácil de lidar. Todavia, com paciência, amor e esperança, você possui uma condição muito melhor para ajudar seu esposo ou esposa. Lembre-se que vocês dois são uma equipe e um esforço de equipe é muito importante.


Temos algumas sugestões sobre como ajudar um cônjuge em depressão. Considere a lista abaixo:

1. Seja paciente.  

A depressão atinge profundamente o coração e a alma do seu cônjuge. Lembre-se que ela ou ele não escolheu ficar em depressão. Todos nós somos capazes de sucumbir à depressão. Não tem nada a ver com fraqueza ou com força.
 
2. Vale muito mais ouvir do que falar.  

É muito reconfortante para a pessoa em depressão ser ouvida. Francamente, em nossas vidas as pessoas falam muito mais do que nos ouvem. Todos nós podemos atestar isso. É algo muito reconfortante estar com alguém que escuta para lhe compreender. Mais do que qualquer coisa na vida, todos nós queremos ser entendidos. Dessa forma, tenha sempre um lugar próximo ao seu parceiro(a) para lhe escutar.
 
3. Ofereça levar para um profissional para que possa ser diagnosticado corretamente e você acompanhar de perto

Você pode até querer ir a uma terapia para obter informações e apoio para si mesmo, mas é o seu cônjuge que precisa obter um diagnóstico correto. Existem tipos diferentes de depressão e para um bom tratamento é necessário o diagnóstico preciso.
 
4. Lembre-se que um indivíduo lutando contra a depressão não significa estar depressivo a todo momento

Durante os momentos em que seu cônjuge estiver mais disposto, lhe ofereça ar fresco. Uma curta caminhada ou sair para tomar um café fora pode ser muito benéfico. Todos nós sabemos que quando ficamos confinados, apenas com pensamentos negativos, não sentimos ou fazemos nada de bom. Da mesma forma, um indivíduo em depressão fica muitas vezes preso em sua própria mente e isso leva a um ciclo de pensamentos negativos crescente e angustiante.
 
5. Tenha em mente que a depressão do seu cônjuge pode causar tensão em seu relacionamento, mas também pode ser uma experiência que vai aproximar os dois

É preciso ter a esperança de que vocês vão superar e a depressão vai desaparecer.


Finalmente, lembre-se de cuidar de si mesmo enquanto estiver ajudando seu cônjuge, pois você não pode cuidar dos outros se estiver se sentindo esgotado(a), caso contrário isso também poderá prejudicar sua relação com o sofrimento do outro.


Por: Barbara Greenberg
Adaptação: Opinião Crítica 


COMPARTILHAR

Edição:

Somos uma mídia independente, oferecendo conteúdo com perspectiva cristã através de comentários sobre notícias do Brasil e do mundo. Para apoiar, compartilhe nossos textos e curta a página no Facebook.

Anterior
Proxima