Sites e Blogs Cristãos Apologéticos? É Mentira Deles!


É impressionante (a mim não impressiona) como alguns sites, blogs cristãos muito famosos, que dizem ser "apologéticos", são prontos e eficazes para expor os erros de muitos líderes (?) e linhas teológicas diferentes das suas. Já acompanho sites desse tipo por alguns anos a título de conhecimento, mas praticamente não registro comentários. Lembro de alguns poucos que já fiz, mas não recordo de terem publicado (por que será?). É triste e lamentável o discurso travestido de apologética cristã (onde?) cujos interesses estão pautados numa ideologia partidária questionável.

Por uma questão ética (para não cair no mesmo erro que venho críticar) achei melhor não citar o nome desses sites e blogs especificamente, nem dos seus autores. No entanto, o leitor que estiver familiarizado, poderá identificar facilmente quais são, uma vez que muito dos seus textos e influências circulam pela internet.

Evidentemente minha intenção aqui não é dialogar Teologia com profundidade, porque para esses "apologetas", sou apenas mais um "ignorante desprovido de alguns títulos ou, se preferir, patrocinadores de ego", certo? Mas suponho que minha "insignificância" é suficiente para discernir uma postura contraditória de alguns "portais cristãos" em relação ao que pregam devera ser "amor pelo próximo".

É fácil perceber como é incompatível o "tom" sarcástico e ofensivo com que tratam seus contraditores e cristãos menos esclarecidos (ou seria medíocres, fanáticos e fundamentalistas, no idioma deles?). Infelizmente tenho visto e dialogado com muitos desse segmento e percebido a dificuldade de encontrar respeito, humildade e principalmente honestidade no pensamento crítico, sendo antes subvertido pelo que me parece ser o EGO em evidência, e nada mais...

O amor de Cristo, suas palavras, simplesmente constrangia seus adversários, mas não por ter Ele a intenção de "apedrejá-los" ou humilhá-los perante os demais, mas porque sua Verdade traduzida em sua própria vivência, expunha os erros da religiosidade hipócrita perante a vontade de Deus. Suas exortações eram ensinamentos, não xingamentos, muito menos calúnias. Mesmo quando os acusou de "víboras", "sepulcros caiados", "covil de ladrões" ou "filhos do diabo", Jesus não deu a isso conotação pessoal, com a intenção de denegrir a pessoa humana e pecadora, desprezando-a, mas sim moral, Ética e religiosa, com ênfase na conduta e hipocrisia que denunciava, onde, penso eu, certamente havia o propósito de fazer alguns compreenderem seus próprios erros, como de fato aconteceu, por exemplo, na conversão de alguns fariseus. Cristo, portanto, dirigia sua crítica aos "sistemas", ideologias, condutas, grupos, não a pessoas, exatamente por serem as pessoas o grande alvo da sua misericórdia.

Mas será essa a postura desses "blogs cristãos"? Desconfio profundamente da utilização que fazem, por exemplo, da comédia como veículo de aceitação de uma crítica desrespeitosa, especulativa e, portanto, descompromissada com o amor de Cristo demonstrado na bíblia e -- ensinado -- aqueles que decidem ser chamados de cristãos. O "humor" desses que dizem querer "denunciar as heresias teológicas" é a mascara que utilizam para "justificar" a utilização de palavras, frases e argumentações toscas, depreciativas, quando não explicitamente de baixo calão. Será possível imaginar o Cristo fazendo uso dessas mesmas ferramentas a fim de ser "sal e luz" nessa terra?

Desconfio quando um site que diz prezar pelo evangelho puro e simples, possui um discurso unilateral/partidarizado. Ávidos em criticar linhas teológicas (e políticas) que não simpatizam, focando especialmente na imagem de pessoas, as vezes com muita razão, mas omissos, coniventes com as mazelas da sua própria doutrina e orientação política, ou mais explicitamente de fatos que na sociedade se opõem à Cristo, afetando diariamente famílias e pessoas constantemente, consequentemente a própria igreja cristã. Não a igreja Presbiteriana, Batista, Católica, Assembleia, Metodista, etc, mas a única Igreja... a Igreja invisível e atemporal de Cristo. Conheço um método muito semelhante a esse (para não dizer igual), vindo de uma filosofia (doutrina) a qual precisei me familiarizar por alguns anos, chama-se SATANISMO. Quero acreditar que é apenas uma infeliz associação da minha mente.

Meus irmãos, certamente escrevi pouco sobre tanta desunião e egolatria humana no meio de sites e blogs ditos "cristãos", onde personalidades são mais aclamadas do que o próprio Deus e a ênfase principal do evangelho, cujo objetivo é anunciar a Salvação em Cristo Jesus, baseada no amor para com a humanidade, o qual fomos ensinados a viver, e DEMONSTRAR, é substituído por um palco, feixe de luz e algumas piadas de autosatisfação.

A impressão que tenho ao final é: vale a pena comentar nestes espaços? Vale a pena tentar criar um diálogo que não seja dirigido por acusações e resumido em ver quem está certo ou sabe mais, é progressista ou conservador? Talvez fosse melhor ignorar o assunto e não ter escrito esse texto. Mas por entender que alguns são seduzidos (e se confundem) por falta de ponderação acerca do que é o pensamento cristão, melhor é manifestar uma opinião ao invés de consentir com o silêncio, que fique registrado!

Finalmente, apologética não é um meio para atingir e denegrir o contraditório, mas defender o que se acredita, sem, contudo, usar o outro como "forma de especulação", depreciação e sensacionalismo, no fim de conseguir chamar atenção. Esse conceito não parece fazer parte da compreensão dos autores desses sites e blogs. Me resta lamentar, ao perceber que a única defesa da fé praticada em muitos desses portais "cristãos" é a que utiliza Cristo como bandeira ideológica para alavancar movimentos políticos e filosofias pessoais. Uma fé, talvez, inspirada em Cristo, mas não para Ele, nem por Ele, mas consumada no próprio coração humano, onde a defesa é, as vezes, nada mais que um reflexo instintivo (irracional) contra tudo que lhe pareça uma ameaça!


Abraço e até a próxima...

COMPARTILHAR

Edição:

Somos uma mídia independente, oferecendo conteúdo com perspectiva cristã através de comentários sobre notícias do Brasil e do mundo. Para apoiar, compartilhe nossos textos e curta a página no Facebook.

Anterior
Proxima