BOMBA! - Fraude em Concurso de Paulista? Candidatos Questionam "Nova Lista"!

 

Candidatos a seleção simplificada de Paulista, região metropolitana do Recife, Pernambuco, protestam nas redes sociais e no blog Paulista Atualizado sobre possível fraude na seleção dos candidatos. A acusação é de que após sair a lista oficial e definitiva dos aprovados e expirado o período de recurso, no dia 03/06/2013, uma "nova lista" foi publicada no dia 26/06/2013 com dados completamente alterados. Tendo como exemplo as vagas para o cargo de Enfermeiro Plantonista, foram nada mais, nada menos do que 10 nomes acrescentados na lista de aprovados sem que tenham sido listados anteriormente como aprovados na classificação anterior ou com recurso deferido.

Fiz um levantamento dessas informações consultando diretamente as listas publicadas, entrando em contato também com alguns responsáveis pelo processo seletivo, e para a infeliz constatação de alguns, as evidências apontam a possibilidade de graves erros (para não dizer outra coisa) na convocação dos candidatos a Seleção Simplificada de Saúde de Paulista, 2013. Coloco abaixo as imagens, conforme as datas, das listas de aprovados que foram publicadas, explicando cada uma do que se trata. Acompanhe:

Obs. Utilizo como exemplo as listas para o cargo de Enfermeiro Plantonista.

Clique na imagem para ampliar - O quadro abaixo mostra a primeira lista dos 21º pré-classificados para o cargo de Enfermeiro Plantonista, publicada no dia 28/05/2013


Como exemplo, veja que na primeira colocação está a candidata Suzana. Até então todos esses candidatos foram pré-classificados, restando apenas o período de recurso judicial, que é dado em todos os concursos (ou seleção) para aqueles candidatos que por algum motivo se sentiram "lesados" e decidem entrar com recurso judicial para que os resultados sejam revistos. Pois bem, veja agora a informação divulgada no site utilizado pela Prefeitura de Paulista, o Paulista Atualizado, no ato dessa publicação, quanto ao prazo dos recursos, (grifos meu):

"Nesta quarta (29.05) e na próxima segunda-feira (03.06), a Comissão Organizadora do certame vai receber dos candidatos os pedidos de recurso. A análise segue até 05 de junho, já que no dia seguinte, quinta-feira (06), sai a relação final."

Como vimos acima, não apenas o prazo de recurso é dito claramente (de 29/05 à 03/06), como já revela que no dia 06/06 irá sair a LISTA FINAL dos aprovados, APÓS o período de recurso. É exatamente isso o que acontece! A lista final dos aprovados, bem como o resultado daqueles que entraram com recurso judicial é publicada ao mesmo tempo, no dia 07/06. Veja abaixo agora a nova lista DEFINITIVA, contendo os nomes dos aprovados, APÓS o prazo de recurso, incluindo, portanto, aqueles que entraram com recurso e tiveram seu caso deferido:




Agora veja abaixo a imagem que mostra os candidatos que entraram com recurso para terem seus resultados revistos. Ou seja, a imagem abaixo é o RESULTADO FINAL dos recursos, tramitados no prazo de 29/05 à 03/06, e divulgado junto com a lista FINAL dos aprovados acima. Observe:



Após a divulgação desses resultados, nada mais aguardado pelos candidatos do que esperar pela convocação dos aprovados, certo? Veja agora na imagem abaixo, as duas publicações, LADO  A LADO, do dia 07/06 e do dia 26/06, sendo a primeira o resultado FINAL e a segunda, o que seria a CONVOCAÇÃO dos aprovados na lista anterior:



 Agora veja uma parte do conteúdo do texto escrito na publicação do dia 07/06/13, comprovando (além da própria lista, claro!) que a lista divulgada, juntamente com os recursos, são os resultados finais da seleção:


"Cerca de 680 trabalhadores de uma lista, que vai desde médicos, passando por psicólogos a motoristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), devem assumir seus postos de trabalho num curto a médio prazo. Eles estão na listagem divulgada nesta quinta-feira (06.06) contendo o resultado final da seleção simplificada realizada pela Secretaria de Saúde da cidade. 

... Quem apresentou recurso e teve o pedido indeferido pode obter a resposta individual exclusivamente nesta segunda-feira (10.06)
 ...
Seguem, em anexo, as listas dos recursos e a relação final dos aprovados
Anexos:
RECURSOS - SUPERIOR.pdf"

Fiz questão de colocar os links, para que os amigos vejam como toda a publicação foi realizada.  Diante dessas informações, não restaria mais nada a fazer, senão esperar que os provados na lista em questão fossem os convocados, certo? ERRADO! No dia 26/06/13 começaram a ser convocados com uma NOVA LISTA de aprovados. Acredite se quiser, por mais absurdo que pareca, a equipe responsável designada pela Secretaria de Saúde de Paulista simplesmente ALTEROU os resultados divulgados anteriormente, sem qualquer aviso prévio ou explicação legal aos candidatos lesados por tal medida. Veja gora abaixo a lista de convocação, contendo os nomes alterados:


De onde saíram esses "novos aprovados", se apenas QUATRO candidatos tiveram recurso deferido (aceito)? Onde foram parar, por exemplo, as candidatas aprovadas na lista FINAL anterior que ficaram em e lugar? Para nosso espanto, apenas duas pessoas que tiveram recurso deferido estão na lista, e as duas candidatas mencionadas, a primeira Suzane, foi para a 52º colocação, enquanto Joseane foi parar na 132º colocaçãoDiante desses acontecimentos, fui procurar informações na Superintendência de Gestão em Saúde da Secretaria, e quem me atendeu foi uma das responsáveis pela seleção. Para minha surpresa, também tive a sorte de encontrar a primeira colocada, Suzane, que estava fazendo reclamações e dando entrada num processo junto ao Ministério Público. Ao ser questionada, a responsável (por enquanto vou preservar em sigilo o seu nome) primeiro alegou DESCONHECER a lista oficial publicada em 07/06. Em seguida, diante da pressão minha e da Suzane, ela afirmou que a lista publicada no dia 07/06 NÃO TINHA VALIDADE, simplesmente porque em face da quantidade de recursos que AINDA estava tramitando (como assim?), o Ministério Público, através de um "acordo" (palavras da responsável que eu tenho gravado em áudio) com o Secretário de Saúde de Paulista, ordenou fazer uma NOVA REVISÃO na lista de aprovados, vindo então a ser publicada uma NOVA lista, a do dia 26/06, e o resultado é o que já expus na imagem acima.

Quantos erros podemos listar aqui? Quantas suspeitas podemos fazer? Diante de tantos documentos evidenciando erros tão grotescos, será que o Ministério Público teria a capacidade de ser conivente com tamanho desencontro de informações? Deixo para os amigos juristas a análise do quadro, no fim de que venham esclarecer melhor tais possibilidades, ajudando, inclusive, com informações tecnicas, para que outros candidatos não venham a ser vítimas da mesma situação.
 
Para que também fiquem sabendo, apesar de eu utilizar o exemplo dos Enfermeiros Plantonistas, esse mesmo "probleminha" ocorreu em diversas outras áreas. No momento diversos candidatos prometem entrar com Mandado de Segurança no Ministério Público contra a Secretaria de Saúde de Paulista, a fim de revogarem a convocação feita no dia 27/06/2013 para que os supostos "aprovados" compareçam e sejam oficialmente contratados. A ideia é de que o processo de convocação seja corrigido, passando a incluir os nomes que foram divulgados oficialmente no dia 07/06/2013.

Opinião Crítica:

No momento em que o país se encontra numa onda de protestos contra a corrupção, uma suspeita de fraude ou erro grotesco ao ponto de eliminar candidatos oficialmente aprovados em seleção pública, seria uma "pedra no sapato" de qualquer gestor, especialmente do Secretário de Saúde de Paulista, Pernambuco.

É necessário rever e apurar o mais rápido possível os erros cometidos para que os candidatos devidamente selecionados possam ocupar os seus cargos. Do contrário, se comprovado falhas ou manipulação de dados nesta seleção, a imagem de uma Secretaria de Saúde de Paulista corrupta será consequentemente associada a figura do seu gestor.

Links das listas mencionadas para quem deseja ver por completo:

Lista dos pré-selecionados do dia 28/05 AQUI

Resultado Final do dia 07/06, junto com os recursos AQUI 
A suposta "nova lista" do dia 26/06 AQUI

 
Abraço e até a próxima...

COMPARTILHAR

Edição:

Somos uma mídia independente, oferecendo conteúdo com perspectiva cristã através de comentários sobre notícias do Brasil e do mundo. Para apoiar, compartilhe nossos textos e curta a página no Facebook.

Anterior
Proxima