A Globalização e o Marketing Internacional - Em Poucas Linhas!





A relação entre mercado internacional, globalização e marketing possui um alinhamento direto e possivelmente inseparável. Uma vez que para o crescimento do mercado exportador é necessário “estreitar” à comunicação entre os setores e organizações, o marketing estratégico, especialmente o de integração (CIM), se torna o principal canal de mediação em que as diferentes culturas envolvidas e seus respectivos interesses, possam obter visibilidade no cenário mundial e, consequentemente, atingir os resultados almejados.

O uso da tecnologia reforça o bom momento para o Marketing que tem na internet, por exemplo, uma parcela surpreendente de crescimento anual, servindo de ferramenta decisiva na promoção de marcas, produtos e serviços ao redor do mundo, numa velocidade inexistente ha 20 anos atrás. Vemos nisso a perfeita interação entre capital, oferta e consumo, fazendo girar esses três em torno de culturas antes não alcançadas pela “política de consumo”, tal como a China, com população acima de 1,5 bilhão de pessoas.  

Finalmente, podemos considerar que perante o crescimento de economias emergentes e o deslocamento do eixo econômico não apenas industrial, mas também de concentração do capital, para essas regiões, o Marketing tem nisso grandes desafios, se tornando numa “ferramenta de integração” entre empresários, governos e consumidores ou colaboradores ideológicos de produtos ou serviços, em qualquer parte do planeta, com a propulsão da tecnologia e respaldo constante de uma população global capaz de interagir com apenas um clique.  

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