TelexFree - Uma Nota de Cautela




TelexFree - "Muita Calma Nessa Hora!"
  
 
Para os que conheçem o chamado Esquema Ponzi, oriundo do golpista Carlo Ponzi, não será difícil perceber e compreender as modificações feitas ao longos dos anos, desde a década de 20-30 quando o sistema de pirâmides já "arrancava" milhares de dinheiro de pessoas esperançosas por "dinheiro fácil" (Hã?) ou simplesmente uma oportunidade de trabalho. Ficará ainda mais fácil dar atenção as minhas palavras, aqueles que, assim como eu, passaram alguns anos pesquisando, estudando formas de investimento e ganhos online, ganhar dinheiro na internet e vez em quando se deparou com inúmeras propostas "miraculosas" de GRANDES empresas, "multimilionárias", a exemplo da Zeek Rewards e mais recentemente a Mister Colibri (Hâ?).



Bom, não vou prolongar o assunto, pois esse não é a minha "especialidade", mas como acredito ter uma vírgula de experiência no ramo de empreendimento, quero de forma suscinta fazer um alerta pensando nos amigos (os que se consideram ou que ainda irão se considerar meus amigos, se é que a "fortuna" não irá subir a cabeça, srs) que por, talvez, prescipitação, necessidade ou simples falta de cautela, entrou ou pensa entrar nesse esquema. Quero deixar claro que não estou afirmando de forma conclusiva que a Telexfree é uma Pirâmide disfarçada. Minha contribuição aqui está baseada em suposições, simples opinião de um alguém que, assim como milhares de pessoas familiarizadas com os "golpes da internet", enxergam, talvez, de modo mais fácil e menos "miraculoso" essas propostas de ganhar dinheiro fácil

Quero indicar também, para uma maior compreensão do assunto, o excelente artigo do Tiago Alvez, do blog O Segredo do Dinheiro, que fez uma pesquisa mais detalhada da Empresa Telexfree, você pode ler o artigo completo clicando AQUI.

 Quanto a minha opinião, para facilitar sua compreensão, irei listar os pontos, enumerando-os. Segue abaixo:

01 - No início, o esquema pirâmide não necessitava de produtos ou serviços sendo ofertados, vendidos, etc. Bastava simplesmente a ADESÃO de novos participantes, PAGANDO um valor X, para que o sistema continuasse. Uma rede era formada, onde os que iam entrando formavam a BASE FINANCEIRA dos que JÁ TINHAM entrado, de modo que o crescimento se dava em LATERALIDADE e PROFUNDIDADE (em alguns casos), desenhando assim uma PIRÂMIDE, onde os PRIMEIROS A ENTRAR (ficando no topo) recebiam uma PARCELA do que os seus UPLINES (integrantes da linha de baixo) iam pagando.


02 - Evidentemente, SEM UM PRODUTO DE CONSUMO OU SERVIÇO renovável, chaga-se um tempo em que pessoas, NATURALMENTE, desistem de "INVESTIR" (sustentar é o termo correto) o esquema, uma vez que há sempre a necessidade de conseguir novos "investidores" (colaboradores, certo?) e NEM TODOS CONSEGUEM FAZER ISSO. Consequentemente A PIRÂMIDE CAI, Resultado: Aqueles que entraram primeiro, logo no início, ou seja, que estavam "no Topo", saem com suas "fortunas" as custas dos outros (a base) que não pode recuperar seus "investimentos", ficando desse modo milhares de pessoas LESADAS.


Então você diz (como alguns dizem), "Se é assim, ainda bem que eu entrei logo no início, pois assim recupero o meu investimento, os outros que se %@#*piiii*&".


O fato é que tal prática se configura em CRIME de ESTELIONATO, dentre outras "qualidades", das quais um bom advogado saberá identificar. Se eu estiver errado Srs Juristas, favor, me corrijam. Pois bem...


Acontece que a Telexfree é diferente, certo? Ela tem produtos e lhe ofereçe um "trabalho", serviço. Você terá que postar anúncios, não precisará indicar pessoas e tem o serviço VOIP para ofereçer, certo? Se a ênfase da empresa fosse essa, certamente não seria necessário pagar o equivalente à R$ 600,00 (plano básico) ou cerca de R$ 2.800 para entrar (entrar? Ué!) no negócio. A promessa de não precisar indicar pessoas é um argumento inicial de Marketing Persuasivo, necessário para dar a impressão de facilidade ao negócio. Porém, não é essa a realidade, pois para galgar maiores ganhos (algo que eles saberão muito bem como lhe convencer a DESEJAR) será necessário formar sua equipe, conseguindo pelo menos mais dois integrantes (pagantes) e assim sucessivamente.

Os produtos (VOIP) e serviços (Publicidade), como é de se perceber, não são a ênfase do negócio. A publicidade realizada serve muito mais como referência que, consequentemente, converge na adesão de novos membros pagantes. Muitas empresas, após a criminalização do esquema pirâmide (ilegal por não tratar de comércio de bens ou serviço), associam ao esquema pirâmide a oferta de serviços e produtos, não para ser mantida por eles, mas sim para que se torne "legal" perante a população e os órgãos competentes. Em outras palavras, identificamos com isso atualmente uma série de Pirâmides Disfarçadas, cuja as principais características são exatamente:

01 - Oferta de Trabalho fácil;
 
02 - Oferta de Ganhos Rápidos e VOLUMOSOS;

03 -Ênfase da grandiosidade, testemunhos de milionários, casos de sucesso, carrões, mansões (Marketing Persuasivo);

04 - COBRANÇA de adesão, o que chamam de "investimento inicial", geralmente com planos "básicos" acessíveis para a maioria;

05 - Indicação de novos membros, SEMPRE com o pretexto de formar equipes, expansão, liderança, gerenciamento próprio, etc. Se os membros não pagarem, você terá que pagar do próprio bolso;

04 - Eusência de produtos para comercialização ou serviços renováveis. Quando tem, a ênfase não está nos produtos, nem nos serviços, mas sim na adesão de novos membros para "um negócio fantástico" onde você poderá ser líder de uma equipe (Hã?);

05 - Não há SELECÃO de pessoas, TODOS podem participar, claro, pois não é preciso ter habilidades para vender, negociar, liderar, empreender, basta ter BOLSO. Você quer ganhar dinheiro? Simples, Pague 100,00, 500,00, 1000.00 ou 10.000 quem sabe... 

CONCLUSÃO:

Não quero afimar se a Telexfreee é ou não uma Pirâmide Disfarçada, mas acredito que pelas características apresentadas, temos motivos suficientes para, no mínimo, tirar nossas próprias conclusões, você não acha? 

Obs. Estas advertencias não valem nada para quem não considera a Ética, honestidade e respeito a milhares de pessoas necessitadas de um trabalho transparente, legal e duradouro. Se este for o seu caso, desconsidere!

Abraço e até a próxima. 


COMPARTILHAR

Edição:

Somos uma mídia independente, oferecendo conteúdo com perspectiva cristã através de comentários sobre notícias do Brasil e do mundo. Para apoiar, compartilhe nossos textos e curta a página no Facebook.

Anterior
Proxima
8 de janeiro de 2013 20:14

Olá, Will Filho!
Já tinha visto uma análise sobre esse "negócio" no blog do webmarketer Maicon rissi e ele destacava dentre outros pontos o que você colocou, um convite pra trabalhar na internet, que você precisa pagar pra trabalhar? Ele disse que era um dos pontos de discordância e que eu concordo com ele.
Fique na paz.

Resposta
avatar
9 de janeiro de 2013 10:08

Fato Marco! Existe uma grande diferença entre investir e pagar. Neste caso, me parece um pagamento e não um investimento.

Abraço e paz.

Resposta
avatar
19 de janeiro de 2013 22:50

Para quem quiser conhecer melhor a Telexfree, nada melhor do que essa matéria da TV Gazeta do Acre através deste link:
http://www.youtube.com/watch?v=0pV621gDW0U

Muito obrigado!

Resposta
avatar
21 de janeiro de 2013 08:06

Obrigado pela contribuição Valdo, será muito importante!

Abraço.

Resposta
avatar