COMO COMPRAR UM CARRO?


Muitas pessoas compram carros e logo após se arrependem por inúmeros motivos, isso se deve a falta de critérios antes, e na hora da compra.  Geralmente descobre-se que:

•    O consumo do carro é maior do que o esperado;
•    O acabamento é frágil e desgasta logo;
•    O motor é problemático;
•    A manutenção é muito cara;
•    A rede assistencial é escassa;
•    O carro é ruim de dirigir longas horas, etc...

Essas são algumas, dentre outras, decepções de muitos compradores de carros por ai afora. Mas aqui no Vitrine2009 você vai aprender como comprar o seu carro ideal e reduzir ao máximo as chances de se arrepender da compra. Vejamos:

Em primeiro lugar, antes de partir para a concessionária ou revendedora, você deve ter em mente qual o modelo de carro capaz de atender as suas reais necessidades, para isso, liste em ordem de importância características indispensáveis para o seu carro, tipo:

1.    Motorização
2.    Espaço interno
3.    Espaço do porta-malas
4.    Autonomia
5.    Valor comercial
6.    Design
7.    Conforto
8.    Acessórios
9.    Segurança
10.    Tecnologia
11.    Manutenção
12.    Garantia e serviços
13.    Dirigibilidade

A ordem é você quem faz, segundo seus critérios e necessidades. Agora vejamos cada item separadamente:
.    Motorização

Motor 1.0, 1.4. 1.6, 1.8, 2.0, qual o motor Ideal para você? Alguns desejam motor 1.8, mas rodam todos os dias em área urbana, enfrentando trânsitos e sinais a cada “300” metros, depois reclamam que o carro “bebe” demais, claro, você tem um motor errado para seu trajeto diário. Outros têm motor 1.0 e passam horas por dia viajando, trafegando em estradas de alta velocidade, depois reclamam que o carro é “travado”. A menos que você entenda de motorização, não vá comprar um carro sem antes identificar sua real necessidade de motorização, pois isso pode lhe custar mais caro não apenas no preço do automóvel, mas também na sua manutenção.
.    Espaço interno

Algumas pessoas têm cônjuge, filhos, parentes, mas na hora de comprar um carro parecem viver sozinhas. Espaço interno é um dos mais importantes itens na compra de um carro, por isso quando for escolher seu automóvel não deixe de entrar nele, de preferência leve mais umas duas pessoas para testar bancos de passageiros de diferentes dimensões, como pernas, largura e altura.
.    Espaço do porta-malas

290, 320, 380 400 ou 500 litros de bagagem? Sua necessidade é que manda. Você costuma viajar regularmente ou trabalha transportando pequenos materiais? Dê preferência a carros com bom porta-malas, se tiver banco bipartido e rebatível melhor ainda. Verifique com seu vendedor.
.    Valor comercial

Quanto tempo você passa em média com seu automóvel, 2, 3, 4 ou 5 (cinco) anos? Quanto mais tempo passar, mais atenção deve dar a esse item. O valor comercial esta ligado a aceitação que tem determinada marca e modelo pelos consumidores. Este valor não diz respeito apenas a aparência ou potência de motor, mas a todos os benefícios que o carro pode reunir para o maior número de consumidores possível. Nessa perspectiva, acredite, até um fusca 80 pode ter mais valor que muitos carros atuais.
.    Design

Mais de 60% dos consumidores compram um carro por conta do Design, mas esquecem de todos os outros itens mencionados aqui. Não caia nessa, pois muitas montadoras fazem carros pensando nisso e “esquecem” de elementos básicos, como, visibilidade! Imagine então você ter um carro “bonitinho”, mas inseguro e de baixo valor agregado?
.    Conforto

Esse é o tipo de coisa que você vai saber com o máximo de exatidão apenas fazendo um test-drive, pois muitos carros lhe dão a ilusão de que são confortáveis, parados, mas basta apenas passar pelo primeiro quebra-molas para sentir na coluna a baixa suspensão, amortecimento, etc, etc...
.    Acessórios

Quais itens de série o carro dispõe, o que lhe oferece como opcional? Quanto mais completo de fábrica, melhor, isso significa originalidade e garantia de fábrica e valor agregado.
.    Segurança

Tem marcas de deformação programada em quais partes? Itens de segurança de série ou opcionais como ABS e Air-Bags e prevenção anti-chamas?
.    Tecnologia

Tecnologia começa com o material de fabricação e abrange toda a engenharia do carro, mas na hora da compra a que interessa é a que vem de série e não a que você instala como acessório.
.    Manutenção

Confira o valor das revisões do agente autorizado, facilidade de peças e mão de obra mecânica para os carros de seu interesse. O mais barato não significa o melhor, se, por exemplo, seu carro tem visita constante na oficina, por isso cruze esse indicativo com a qualidade do automóvel.
.    Garantia e serviços

Quais as garantias oferecidas para a carroceria, pintura, motor, acessórios?  Cruze as informações.
.    Dirigibilidade

Lembre-se, você esta comprando um CARRO, algo que vai usar todos os dias, durante, talvez, horas, por isso não deixe de fazer um test-drive. Quando fizer, observe: a) visibilidade do automóvel e conte os pontos cegos, b) suspensão e amortecimentos, tanto em estrada asfaltada como em buracos e quebra-molas, c) espaço, altura de bancos e volante, d) arranque do motor e retomada de velocidade, e) vibração do motor e acústica, f) freios e agilidade em manobras.

Bem, é isso. Espero ter ajudado. Não esqueça, comprar um carro pode ser uma frustração, mas também uma ótima compra, depende de como você avalia suas necessidades. No mais é gosto e bolso... srsr

Abraço e até a próxima...

COMPARTILHAR

Edição:

Somos uma mídia independente, oferecendo conteúdo com perspectiva cristã através de comentários sobre notícias do Brasil e do mundo. Para apoiar, compartilhe nossos textos e curta a página no Facebook.

Anterior
Proxima