INSÔNIA DIGITAL. VOCÊ É UMA VÍTIMA?




Passei alguns dias utilizando um pouco mais o computador e percebi que não estava dormindo tão bem quanto antes. A sensação é de que sua mente não “desliga” e você se sente plenamente “eletrizado”. A disposição de seu corpo parece ser longa, lado aos pensamentos que surgem um após o outro. Os olhos dão sinais de cansaço; ardor, vermelhidão, embaçamento ocular, mas ainda assim sua mente não desliga enquanto a noite vai ficando cada vez mais looooooonga.

Se você utiliza muito o computador, principalmente em horários noturnos e se identificou com os sintomas acima, então você é uma possível vítima da INSÔNIA DIGITAL.

POR QUÊ?

Porque a luz do monitor interfere na produção de melatomina, hormônio responsável pelo sono, provocando assim um desequilíbrio entre a regulação hormonal no período noturno.

O prejuízo é imenso, pois durante o dia o indivíduo fica sonolento, de humor instável e sua produção intelectual com o tempo é afetada, pois um sono de qualidade é uma espécie de “lubrificante” cerebral no que se refere a funções psíquicas, as quais também interferem no comportamento.

Em estudo constatou-se que os jovens até 18 anos são os mais prejudicados por estarem em fase de desenvolvimento, onde o período noturno do sono é responsável pela maior produção de hormônios do crescimento, diz a psicóloga Gema Duarte responsável pela pesquisa.

É bom lembrar que o período de sono recomendado é de, no mínimo, seis horas, sendo o ideal de oito a dez horas diárias de sono.

Se você precisa utilizar muito o computador em períodos noturnos procure seguir estas dicas:

Não o utilize com as luzes do ambiente apagadas, pois assim o plano focal de seus olhos concentrará apenas no monitor e consequentemente a radiação do mesmo será maior sobre você, se for notebook utilize a tela inclinada;

Pare de usar o computador pelo menos duas (02) horas antes de ir dormir;

Dê intervalos regulares de pelo menos dez minutos. Nestes intervalos não visualize o computador, alongue-se, tome um suco de maracujá... descanse!

Tome um banho antes de deitar, a água ajudará a diminuir a energia estática de sua pele e ajudará aliviar a temperatura do seu corpo. Quanto deitar crie um ambiente mais escuro possível.

Bem espero ter ajudado um pouco, mas também quero saber a sua opinião e para isso deixe abaixo o seu comentário. Abraço e até a próxima...


COMPARTILHAR

Edição:

Somos uma mídia independente, oferecendo conteúdo com perspectiva cristã através de comentários sobre notícias do Brasil e do mundo. Para apoiar, compartilhe nossos textos e curta a página no Facebook.

Anterior
Proxima
30 de outubro de 2009 20:06

Olá!
Muito boa sua matéria, não sabia que tinha efeitos diretos no nosso corpo, eu particularmnete fico na frente do computador cerca de 12 horas por dia, e parar 2 horas antes de dormir nem tem como!
Mas um banho ajuda, o problema é que é tanta coisa para fazer que só paro quando realmente não estou mais aguentando de sono!
Um abraço!

Resposta
avatar
31 de outubro de 2009 10:22

Olá Sandra,

Olha, mas é exatamente numa situação como essa que você tem que dar um jeito de regular sua atividade na frente do PC. Como coloquei acima, algumas dicas ajudam, mas não resolvem o problema. Mas realmente quando se trata de trabalho a coisa fica mais complicada não é?

Abraço...

Resposta
avatar
2 de novembro de 2009 00:17

Excelente post,até linkei! abçs...

Resposta
avatar
2 de novembro de 2009 01:18

Olá Heóis, valew pela consideração. Abraço...

Resposta
avatar